São Paulo, segunda-feira, 25 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo engaveta "Ligações Perigosas" carioca

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O diretor-geral artístico da Globo, Mário Lúcio Vaz, autorizou na semana passada o autor Gilberto Braga a escrever uma microssérie, de oito capítulos, baseada no romance "As Relações Perigosas", de Choderlos de Laclos.
O livro gerou várias versões para o cinema. A mais conhecida é "Ligações Perigosas", de 1988, dirigido por Stephen Frears, com John Malkovich e Glenn Close, vencedora de três Oscar.
A microssérie será escrita, mas ainda não tem previsão de gravações e exibição. "É para guardar na gaveta para eles [TV Globo] produzirem se de repente surgir uma brecha na programação. Como sempre acaba surgindo, eu aceitei", afirma Gilberto Braga.
A história levada aos cinemas em 1988 se passava na França, em 1788. A versão da Globo será atual e no Rio de Janeiro. Malu Mader e Fábio Assunção serão os protagonistas, com os papéis que foram de Glenn Close e Malkovich.
A trama era a de uma marquesa que recorria aos favores de um visconde sedutor para atrapalhar o casamento de seu ex-marido com uma jovem virgem. Pede para o visconde engravidar a moça. Os dois se envolvem em um jogo de sedução, que envolve ainda uma terceira mulher, casada.
Gilberto Braga já explorou elementos da trama. Na novela "O Dono do Mundo" (1991), Malu Mader era uma mocinha virgem que se entregava a um inescrupuloso médico em plena lua-de-mel.

OUTRO CANAL

Chute 1 A Globo vai aproveitar o amistoso da seleção brasileira contra a Guatemala, quarta-feira, em comemoração aos seus 40 anos, para testar novidades tecnológicas. Uma delas será a "sky cam", câmera ligada a cabos que permitirá tomadas de 360º, de cima para baixo. A câmera foi usada no Carnaval do Rio.

Chute 2 Outra novidade será o "sound ball". Desenvolvido pela própria emissora, trata-se de um sensor com transmissor instalado dentro das bolas, que captará o som do chute. No final, Roberto Irineu, presidente das Organizações Globo, entregará um troféu à equipe vencedora do jogo.

Âncora Ator-símbolo da Globo, Antônio Fagundes apresentará o "Vídeo Show" amanhã, quando a Globo completa 40 anos.

Novela 1 Passando a crise em "América", a Globo terá outro problema a resolver: a sucessão de Mário Lúcio Vaz, diretor-geral artístico. No início do ano, Vaz entregou carta afirmando que ficaria no cargo só até maio, mas deve permanecer até o final do ano, como reza seu contrato. Depois, passará a ser consultor.

Novela 2 O problema para a Globo é definir o sucessor de Vaz. Na emissora, especula-se que o executivo poderá ser substituído por um triunvirato. Jayme Monjardim, defenestrado de "América" pela autora Glória Perez, é um dos cotados para compor o trio.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.