São Paulo, segunda-feira, 25 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEBATE

"Diálogos Impertinentes" discute o cérebro

DA REDAÇÃO

"O Cérebro" é o tema do debate que a série "Diálogos Impertinentes" realiza hoje, às 21h, no Tuca Arena (r. Monte Alegre, 1.024, entrada pela r. Bartira, Perdizes, SP), com transmissão pela STV, nos canais 3 da Sky, 10 da Tecsat, 211 da DirecTV e 62 da Vivax.
Participam da discussão a bióloga Suzana Herculano-Houzel, doutora em neurociência pela Universidade Paris 6, professora-adjunta do departamento de anatomia da UFRJ, e a biomédica Ingrid Dragan Taricano, doutora em farmacologia do sistema nervoso central e professora titular de farmacologia da Unisa (Universidade Santo Amaro).
A mediação é de Mario Sergio Cortella, professor do departamento de teologia da PUC-SP, e do jornalista Salvador Nogueira, repórter do caderno Ciência.
No último programa realizado no dia 28 de março, o historiador Peter Demant, especialista em Oriente Médio, e o cientista político Jorge Zaverucha debateram "A Ideologia". Instigados por Cortella, os participantes falaram sobre o tom de acusação que existe quando se diz "isto é ideológico".
Para Zaverucha, o conotação pejorativa não se dá pelo conceito de ideologia em si. "O que tende a acontecer é que quem não concorda com minha ideologia acha que ela é negativa", avalia o cientista político. Já, Demant, citando Karl Marx, lembra que "a ideologia é uma mistificação que mascara para as pessoas como a sociedade está organizada".
A ideologia nos partidos políticos e a ideologia de George W. Bush foram outros aspectos abordados no programa.
A série "Diálogos Impertinentes" é promovida pela Folha, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pelo Sesc (Serviço Social do Comércio).
Não é necessária a retirada prévia de convites para assistir ao debate, basta comparecer ao local do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0/ xx/11/3224-3473.


Diálogos Impertinentes
Quando: hoje, às 21h, na STV



Texto Anterior: Erudito: Meneses interpreta profundidade de Bach
Próximo Texto: Protesto: Campanha quer desligar TVs do planeta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.