São Paulo, sexta-feira, 25 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha traz "Primeiras Estórias" neste domingo

Livro de Guimarães Rosa é o 11º título da "Coleção"

DA REPORTAGEM LOCAL

A coletânea de pequenos contos "Primeiras Estórias" chega às bancas neste domingo na "Coleção Folha Grandes Escritores Brasileiros". O livro pode ser considerado uma das mais saborosas introduções ao rico universo temático e lingüístico da obra do escritor mineiro João Guimarães Rosa (1908-1967), autor dos clássicos "Sagarana", publicado em 1946, e "Grande Sertão: Veredas", de 1956.
Os protagonistas dos 21 contos de "Primeiras Estórias" são personagens alheados do trato humano comum ou que apresentam sempre dons fora da normalidade: são crianças paranormais, santos, loucos e bandidos. Neles, o mítico, o misterioso e o inexplicado ocupam o terreno que se esperaria realista das narrativas situadas no sertão mineiro.

Coletânea de 1962
A coletânea foi publicada originalmente em 1962. O primeiro conto se chama "As Margens da Alegria" e narra a história de um menino que se encanta com o mundo a partir de uma viagem de avião a uma cidade em construção. No segundo conto, "Famigerado", um temido jagunço tenta justamente descobrir o significado da palavra famigerado.
Os dois contos mais importantes do livro são "A Menina de Lá" e "A Terceira Margem do Rio", que foi adaptado para o cinema em 1994 pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos.


Texto Anterior: Dan vai filmar com Tony Ramos
Próximo Texto: Música: Ney Matogrosso vira divindade no palco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.