São Paulo, sábado, 25 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Crítica/"Coutinho.Doc - Apartamento 608"

Documentário expõe processo criativo de Eduardo Coutinho

Produção acompanha o cineasta em "Edifício Master", que ele cogitou cancelar

SÉRGIO RIZZO
CRÍTICO DA FOLHA

O DVD duplo de "Edifício Master" (2002), que traz comentários de Eduardo Coutinho e entrevistas de pré-seleção, já permitia que se vislumbrasse o processo de trabalho do cineasta, ainda mais exposto em "Coutinho.Doc - Apartamento 608", de Beth Formaggini, que estreia hoje, às 21h, no programa "É Tudo Verdade", do Canal Brasil.
O apartamento do título era o quartel-general da produção no Master, em Copacabana, com seus 12 andares de quitinetes e conjugados. Coutinho diz que buscava a "alma" do edifício.
Trocava, assim, favelados -personagens de seus filmes anteriores, "Santo Forte" e "Babilônia 2000", ambos de 1999- pela classe média baixa. Trocava e, no início do trabalho, não gostava. Na favela, "você chega e é aquela coisa maravilhosa" - os moradores falam sem subterfúgios. Em Copacabana, porém, ele cogitou, com base nas entrevistas preparatórias, a inviabilidade de fazer o documentário que queria.
"Um troço brochante, sabe? Difícil. Não [se] pode fazer um filme medíocre sobre mediocridade", explica para a equipe. "Queria que houvesse mais invenção, mais mentira." Seu desalento é tamanho que alguém da produção procura tranquilizá-lo: "Se você acha que não tem filme, para tudo".
Houve filme, e "Apartamento 608" ajuda a entender como, graças à presença de Formaggini em reuniões da equipe e, já iniciadas as filmagens, nas entrevistas com moradores que, agora, arrancavam de Coutinho expressões de satisfação.
"Não sei se vai ter o filme que eu quero. Vai ter o filme que deu para fazer", reavalia o cineasta à medida que "invenção" e "mentira" também começavam a aparecer. "Eu não gosto das pessoas em geral, não me interesso. Quero uma hora com elas, não a vida inteira."

Atores
Conseguiu entre 25 e 30 dessas horas em torno do que é "crucial" na vida dos moradores, e delas extraiu os 110 minutos de "Master". A certa altura, alguém da equipe propõe a ele que, da próxima vez, faça algo bem diferente. "Já pensou, você com atores?", diz. "Eu adoraria", responde Coutinho - que atenderia à sugestão em "Jogo de Cena" (2007) e "Moscou" (2009).


COUTINHO.DOC - APARTAMENTO 608

Quando: hoje, às 21h, e amanhã, às 14h
Onde: Canal Brasil
Classificação indicativa: não informada
Avaliação: bom



Texto Anterior: Livros/Crítica/"O Gato Diz Adeus": Muito cálculo enfraquece boa estrutura
Próximo Texto: Série: Almodóvar adapta "Mulheres á beira..."
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.