São Paulo, segunda-feira, 25 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Técnico é exímio descobridor de novos talentos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Beto Bruel é de uma geração de técnicos autodidatas formada principalmente no convívio com alguns mestres do teatro nacional", explica Valmir Santos, editor do "Jornal do Teatro" e membro do júri do Prêmio Shell, o mais importante no Brasil.
O diretor Ademar Guerra (1933-1993) foi um desses mestres, de quem -conta Santos- Bruel herdou as possibilidades de uso da luz branca, o que pode ser visto em espetáculos curitibanos como "Colônia Cecília (Um Pouco de Ideal e de Polenta)", "Noite na Taverna" e "O Vampiro e a Polaquinha".
O crítico aponta outras duas virtudes no trabalho de Bruel: a generosidade de formar jovens talentos que lhe fizeram assistência, como Nadja Naira, iluminadora e atriz integrante da Companhia Brasileira de Teatro, grupo que despontou no cenário curitibano, vencedor de um prêmio Bravo em 2010.
"É também um profissional com capacidade de falar a mesma língua de criadores que têm assinaturas visuais poderosas, como a cenógrafa Daniela Thomas e os diretores Felipe Hirsch e Hector Babenco", conclui.
Hirsch afirma que, com seu perfil perfeccionista, Beto Bruel assume um papel fundamental na Sutil Companhia. "A gente pensa no conceito do espetáculo juntos: eu, ele e a Daniela [Thomas]. E ele cobra bons resultados".
Segundo o diretor, Bruel é também um excelente criador de frases rebuscadas. Hirsch diz que se lembra "de uma situação em que as coisas ficaram muito complicadas perto da estreia. Quando entramos em cartaz, ele soltou "Invadimos a Rússia no Inverno'". (GF)


Texto Anterior: Beto Bruel ilumina cena teatral desde os anos 70
Próximo Texto: Projeto de Vik Muniz no Rio será estatizado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.