São Paulo, sábado, 25 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES NA TV INÁCIO ARAUJO

A VINGANÇA DOS SAPOS
ASSASSINOS
SBT, 13h30. (Frogtown 2). EUA, 1992, 90 min. Direção: Donald G. Jackson. Com Robert Z'Dar, Denise Duff, Charles Napier. Sapos mutantes decidem tomar o território do Texas. Por que não?

POLICIAL DO FUTURO
- O CONFRONTO
SBT, 15h30.
(Tekwar - Tekjustice). EUA, 1994, 90 min. Direção: Jerry Ciccoritti. Com Greg Evigan, Eugene Clark. Pai assume assassinato para proteger o filho, que julga culpado pelo crime. Só depois de confessar descobrirá que o finado estava envolvido em uma história delicadíssima. Obscuro.

UM PECADO EM CADA ALMA
Bandeirantes, 20h30.
(The Violent Men). EUA, 1955, 95 min. Direção: Rudolph Maté. Com Glenn Ford, Barbara Stanwick, Edward G. Robinson. Robinson é o rico proprietário, do tipo mais canalha, que tenta expulsar de seu pedaço os pequenos agricultores. Um deles, Glenn Ford, comandará a resistência. Stanwick faz a mulher de Robinson, nesse faroeste mais famoso pelo elenco, magnífico, do que pela força. No mais, Maté nunca foi marcante na direção como foi na fotografia.

NA TRILHA DA CORRUPÇÃO
Record, 21h30.
EUA, 1994, 90 min. Direção: Paul Zitter. Com Jack Scalia, Stephanie Kramer. Após ser ferida, quando investigava um crime, jornalista perde a memória. Mas os responsáveis pelo crime não se esquecem. De maneira que fica aquele vai não vai típico dos filmes de amnésia.

BOM POVO PORTUGUÊS
Cultura, 22h30.
Portugal, 1980, 135 min. Direção: Rui Simões. Documentário sobre Portugal e os portugueses, com ênfase na Revolução dos Cravos, que pôs fim ao governo salazarista e à guerra colonial, nos anos 70, e suas decorrências. Embora exista a ameaça de uns tantos simbolismos desnecessários, vale conhecer esse país e esse mundo.

UM LANCE DO DESTINO
Bandeirantes, 22h30.
(Soft of Deceit). Canadá, 1994, 98 min. Direção: Jorge Montei. Com Patrick Bergin, Kate Vernon. Vigarista rouba US$ 6 milhões de uma igreja que lavava dinheiro para a Máfia. Preso por outro crime, bola plano para enganar os mafiosos. Na tradição canadense: ou é Cronenberg ou não é nada.

A ROTA DO BRILHO
CNT/Gazeta, 0h30.
Brasil, 1989, 87 min. Direção: Deni Cavalcanti. Com Alexandre Frota, Gretchen, Lilian Ramos. Policiais vs. narcotráfico, na rota de Santa Cruz de la Sierra (Bolívia). O que brilha não é, evidentemente, o filme. Aliás, nada brilha.

FANTASIAS PERIGOSAS
Bandeirantes, 0h30.
(Sinful Intrigue). EUA, 1995, 88 min. Direção: Edward Holzman. Com Bobby Johnston, Beckie Mullen, Griffin Drew. Milionário entediado despreza a mulher e ocupa-se com outras várias. Até que certo dia a patroa é estuprada e ele é acusado não apenas desse crime como de vários outros do mesmo gênero.

IMPULSO FATAL
SBT, 0h55.
(Entangled). EUA/França, 1992, 88 min. Direção: Max Fisher. Com Judd Nelson, Pierce Brosnan. Escritor vai tirar satisfações com fotógrafo que convenceu uma modelo -por quem o ele está apaixonado- a posar nua. O escritor acaba matando o fotógrafo.

AMOR À PRIMEIRA VISTA
SBT, 2h30.
(Falling in Love). EUA, 1984, 103 min. Direção: Ulu Grosbard. Com Robert De Niro, Meryl Streep, Dianne Wiest. Não é bem à primeira vista, mas quase. De todo modo, De Niro, casado, e Strep, idem, apaixonam-se mesmo. Nada mais do que um veículo para os atores. Um veículo que não leva muito a nada, essa é a verdade.

PESADELOS DIABÓLICOS
SBT, 4h25.
(Nightmares). EUA, 1983, 99 min. Direção: Joseph Sargent. Com Cristina Raines, Joe Lambie, Emilio Estevez. Quatro episódios de horror, feitos originalmente para a TV, na linha de "Além da Imaginação", embora Sargent seja com certa frequência um artesão aquém da imaginação.

AUTOBIOGRAFIA DE UMA
PRINCESA
SBT, 6h.
(Autobiography of a Princess). Inglaterra, 1975, 58 min. Direção: James Ivory. Com James Mason, Madhur Jaffrey. Após a deposição do pai, princesa indiana une-se a um inglês, que no passado foi tutor de seu pai. Filme desconhecido no Brasil, mas feito por um diretor que não é um qualquer (e, de passagem, com James Mason). Há motivos para ver, exceto o horário, impraticável.


TV PAGA
Comédia fraca e Murphy forte

da Redação

"O Professor Aloprado" (Telecine 1, 21h), versão 1996, pode servir para confirmar duas tendências aparentemente irreversíveis do cinema atual: a primazia dos efeitos e a decadência da comédia.
Mas, à parte do mau gosto de não poucas sequências, como não colocar em relevo o talento de Eddie Murphy, que faz uma penca de personagens e, se mal consegue ser reconhecido pelos espectadores, é menos por conta da maquiagem e muito mais por suas próprias virtudes.
Em todo caso, é só uma performance. O filme não dá para saída perto de comédias como "Essa Pequena É uma Parada" (Cinemax, 23h), de Peter Bogdanovich, ou "Bola de Fogo" (Multishow, 2h30), de Howard Hawks. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.