São Paulo, segunda-feira, 25 de junho de 2007

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Daniel Castro dcastro@folhasp.com.br




Público de série de TV cresce e envelhece

Estudo realizado pela Globosat (programadora de canais pagos da Globo) revela que é mito a idéia de que seriado é produto para jovens e adolescentes. O levantamento mostra que o público de séries não só vem crescendo ano a ano, como está se tornando mais "velho".
Em 2003, de cada 100 telespectadores de séries no horário nobre da TV paga, 53 tinham mais de 35 anos. De janeiro a maio de 2007, essa proporção já tinha passado para 64 a cada 100 consumidores de séries. Diferentemente do que muita gente imaginava, as pessoas com mais de 50 anos formam o maior público de séries. Hoje, elas são 33% do total.
Em contrapartida, a participação dos mais jovens no perfil da audiência de seriados caiu. Em 2003, 17% dos telespectadores tinham entre 25 e 34 anos. Hoje, só 13% estão nessa faixa. Em 2003, 18% estavam na faixa dos 18 aos 24 anos. Em 2007, essa participação caiu para 13%. Já o público de de 4 a 17 anos, que eram 12%, atualmente são só 9%. A participação dos mais jovens é maior quando considerada a média de audiência de todo o dia (e não apenas do horário nobre), mas, mesmo assim, pessoas maiores de 35 anos dominam.
O estudo aponta ainda que a audiência de seriados cresceu mais de 50% entre 2003 e 2007. Só entre 2005 e 2006, o salto foi de 21%. A audiência aumentou mais do que a oferta de seriados, diz a Globosat.

MUSA DA HORA Paola Oliveira, recém alçada ao rol das estrelas de novelas da Globo (foi protagonista de "O Profeta", fará participação no "Casseta & Planeta, Urgente!", como uma professora "nova, bonitona e sensual" do quadro "High Schoolacho Musical".

REALISMO CRÍTICO 1 O prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, grava amanhã participação em "Vidas Opostas", da Record. Ele dará sua opinião (contrária) sobre a descriminalização das drogas, respondendo a perguntas de personagens numa simulação de entrevista.

REALISMO CRÍTICO 2 A Record está tendo dificuldade para convencer políticos favoráveis à descriminalização. Convidado há um mês, o governador do RJ, Sérgio Cabral Filho, ainda não respondeu.

PASSARALHO Eleito novo presidente da TV Cultura com o apoio dos funcionários, Paulo Markun não nega que poderá vir a enxugar a emissora, que considera "obesa". "Eventualmente, vai ter corte", avisa o jornalista.

FORMATO 1 A Globo informou ao mercado publicitário informando que, desde 1º de junho, não aceita mais comerciais com duração superior a 60 segundos em todos os seus telejornais. Nos demais programas, essas peças terão que ser aprovadas previamente pela emissora.

FORMATO 2 No caso dos telejornais, em que os intervalos são curtos (costumam durar 90 segundos), o objetivo é tentar evitar que um comercial se destaque mais do que os outros.

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