São Paulo, segunda-feira, 25 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Pintora sofreu acidente grave aos 18 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

O sofrimento e a dureza expressos na obra de Frida Kahlo costumam, em grande medida, ser justificados por sua biografia conturbada. Aos três anos de idade, a filha de um fotógrafo judeu alemão e de uma mestiça contraiu poliomielite, que lhe deixou com problemas na perna direita.
Aos 18, o ônibus em que viajava chocou-se com um bonde, deixando-a com lesões permanentes na região pélvica e na bacia. Ao longo da vida, seria submetida à inúmeras cirurgias.
Foi em 1928, ao filiar-se ao Partido Comunista, que conheceu o pintor mexicano Diego Rivera, com quem se casaria - ficaria famosa também por seu "affair" com Trótski, que exilou-se na casa dela, no final dos anos 30 .
A biografia da pintora inspirou "Frida", filme com Salma Hayek. Na época de seu lançamento, o longa recebeu duras críticas por ser demasiado "hollywoodiano".


Texto Anterior: México celebra Frida Kahlo, 100
Próximo Texto: Música: Alanis cancela participação no Live Earth
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.