São Paulo, quarta-feira, 25 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Brasileiros comentam influência

DA REPORTAGEM LOCAL

A dupla de quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá, indicada ao prestigiado prêmio Eisner por "De-Tales", diz que seus trabalhos são tributários da obra de Neil Gaiman. Moon conta que leu a série "Sandman" em 1994.
"Vi ali, pela primeira vez, uma história em quadrinhos que misturava mitologia e fantasia com aspectos do cotidiano, conceitos filosóficos, conhecimento popular etc.", afirma Moon.
"Foi um lembrete do que se podia fazer no gênero. Que dava para colocar várias camadas de significados numa mesma história. E cada vez que você lê, vê uma coisa diferente. Antes eu só tinha essa relação com os livros."
"Deuses Americanos" é o "Gaiman" favorito da dupla Moon e Bá. Segundo Fábio, o conto de fadas "Meu Coração, Não Sei por Quê" e a história "Feliz Aniversário, Meu Amigo" são, entre as obras da dupla, as que mais guardam influências do trabalho de Gaiman. "O segundo parte de uma coisa absurda e mórbida, que é a comemoração do aniversário de um amigo que já morreu. Mas não é disso que a história realmente trata. E sim das várias formas de amizade."
O quadrinista Rafael Grampá, cuja antologia "5" também foi indicada ao Eisner, diz que não é profundo conhecedor da obra de Gaiman, mas reconhece que o escritor é "um dos pilares da revolução literária nas HQs".
"Sempre vinculei o "Sandman" a um personagem da era "dark", meio influenciado pelo The Cure e essa onda. Eu não gostava disso na época [anos 80/90] e acabei deixando esse personagem de lado. Eu era grunge! Mas venho comprando todos os encadernados do "Sandman", pus na pilha e não vejo a hora de ler", conta Grampá, que, de Gaiman, já leu "Morte: O Preço da Vida" e "Coraline".
"Eu gostei porque era muito diferente dos quadrinhos que eu lia na época. Eu era um adolescente e adorava super-heróis, Laerte e Moebius. Nessa mesma época eu havia recém-descoberto Edgar Allan Poe e me pareceu que "Morte" tinha uma pitada daquilo que eu estava gostando em literatura na época." (ES)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.