São Paulo, sábado, 25 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

JOSÉLIA AGUIAR - joselia.aguiar@grupofolha.com.br

O flerte da Amazon

Vai demorar um pouco para que a Amazon instale suas operações no país, disseram à Folha editores que tiveram conversas recentes com a gigante de varejo eletrônico. O acordo parecia mais certo há pouco mais de um mês. Surgiram, porém, divergências sobre condições comerciais que parecem desfavoráveis às editoras brasileiras. Se o flerte virar negócio, deve ocorrer apenas para venda de livros digitais, e não físicos. Outra dúvida é como será o acordo para importação ou fabricação local do Kindle. A oferta do e-reader a preços acessíveis e em outras redes de varejo também é vista como fator indissociável para o sucesso da empreitada.

"Escrevi mais agora do que para todos os livros antes"
J.K. ROWLING
na quinta, em Londres, ao lançar o Pottermore.com, projeto sobre a série do personagem Harry Potter que desenvolveu em segredo e surpreendeu o mercado pela extensão; e-books e audiobooks digitais serão vendidos só no site, a partir de outubro


// A DESCOBERTA DO MUNDO
Editores de livros e suplementos literários estrangeiros vêm ao Brasil a convite da Câmara Brasileira do Livro e da Apex para encontros em São Paulo e durante a Flip, em Paraty, que ocorre de 6 a 10 de julho.
O objetivo é ampliar a visão que se tem lá fora da literatura daqui. "Passamos ao largo de muitos livros e escritores de valor", diz Raphaëlle Rérolle, editora do "Le Monde des Livres", do francês "Le Monde". É semelhante a percepção de Edwin Frank, editor do selo NYRB Classics, da "New York Review of Books", que outro dos visitantes.
Ambos lembraram de Machado de Assis, Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Jorge Amado. Entre os contemporâneos, citaram Rubem Fonseca e Bernardo Carvalho.

Lionel Bonaventure/France Presse
HÁ CONTROVÉRSIA
Objetos de Céline são oferecidos em leilão em Paris nos 50 anos de morte, homenagem que desperta polêmica pelo antisemitismo do autor

// FEIRA DO LIVRO DE TÓQUIO
A Feira Internacional do Livro de Tóquio, a maior do setor na Ásia, espera crescer neste ano ao menos 25% em número de participantes, impulsionada pelos e-books. O evento paralelo dedicado ao livro digital, E-Book Expo Tokyo, terá o dobro do tamanho que teve no ano passado.
A feira japonesa ocorre de 7 a 10 de julho. Vai ter 1.200 expositores de 30 países. Espera atrair 100 mil visitantes. É nova se comparada às primas europeias. Tem 18 anos. A de Londres, 40, e a de Frankfurt, tradição secular. País com índice altíssimo de letramento, o Japão é visto como território a ser explorado pela indústria do livro do Ocidente.

61%
foi o que a ficção representou, em número de títulos, na venda de e-books nos EUA em 2010, diz relatório do Bowker. Em faturamento, 51%. O percentual está bem acima dos outros gêneros. Livros infantis ficaram em segundo em número de títulos, com 12%, e não ficção, em segundo em faturamento, com 14%.

Gonçalo M. Tavares no Brasil O escritor português, apontado por Saramago como seu sucessor, confirmou a vinda para a Jornada de Passo Fundo (RS) e para a Bienal do Rio.

Ficção do mundo O chileno Alejandro Zambra é o autor que a Cosac traz para seu catálogo. "Bonsai" sai no começo de 2012. Já estão no prelo o novo do argentino Alan Pauls, "História do Cabelo", e o da francesa Marie NDiaye, "A Diaba e Sua Filha".

Arte "A Cor na Arte", de John Cage, com quase 200 ilustrações, sai pela WMF Martins Fontes no segundo semestre. Esse não é o Cage compositor, e sim o chefe do departamento de história da arte da Universidade de Cambridge.

Juvenil catalão "La Gramática del Amor", que faz sucesso no mercado europeu, foi comprado pela Rocco. A obra é da estreante Rocio Carmona, inspirada na música de uma banda catalã, Nikosia, de que participa.


Texto Anterior: Música: Television faz show em SP em julho
Próximo Texto: Crítica/Romance: Livro de Abraham Verghese carece de um bom bisturi
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.