São Paulo, Sexta-feira, 25 de Junho de 1999
Texto Anterior | Índice

Músico faz livro-calendário

da Agência Folha, em Recife

O ano de 1999 promete ser produtivo para o multiinstrumentista Hermeto Pascoal. Além do CD de forró, o artista vai gravar um CD-ROM no Rio, um outro disco nos EUA e quer lançar, até dezembro, o livro "Calendário do Som", obra elaborada em 96 e 97.
"Como ninguém toca minha música no rádio, fiquei quase quatro anos sem gravar de propósito, porque não sou bobo", disse Hermeto. "Só assim dava para ver se saía água da boca das gravadoras e do público", afirmou o músico.
Segundo ele, além dos discos, há uma grande expectativa sua pelo lançamento do livro, onde estão 365 partituras inéditas, cada uma representando um dia do ano.
"Passei esse tempo todo compondo uma música por dia, onde quer que estivesse: no avião, em hotéis e até mesmo quando minha mãe morreu", afirmou.
Segundo o músico, além das partituras, serão impressos no livro textos que explicarão o que ele sentia e pensava no momento em que elaborava as composições.
Hermeto disse que não pretende gravar as músicas de "Calendário do Som" para evitar que sirvam de parâmetro às pessoas que quiserem executá-las. "Cada um vai tocar do jeito que achar melhor."
Estoque para futuras produções é o que não vai faltar. O músico afirma possuir cerca de 2.500 composições inéditas, "devidamente escritas e guardadas".
Parte desse acervo poderá ser usada a partir do próximo dia 24, quando Hermeto volta a entrar em um estúdio, no Rio, para gravar um CD-ROM.
Em novembro, o multiinstrumentista viajará para os Estados Unidos para gravar um CD produzido por Sérgio Mendes, tecladista e arranjador brasileiro radicado naquele país. (FG)



Texto Anterior: Saiba a letra de "Uriama'
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.