São Paulo, quinta-feira, 25 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Público de ‘Esperança’ queria ‘Terra Nostra 2’

Divulgação/TV Cultura
HOMENAGEM
O poeta cearense Patativa do Assaré, morto no último dia 8, aos 93 anos, em cena do documentário "Assaré - O Sertão da Poesia", que será exibido amanhã, às 20h, pela TV Cultura


LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Um grupo de discussão com telespectadores promovido pela Globo mostrou que o público esperava que "Esperança" fosse continuação de "Terra Nostra".
Essa decepção pode, na avaliação da emissora, ser uma das explicações para as baixas médias de audiência registradas nos primeiros capítulos da novela das oito (enquanto "O Clone" terminou com mais de 50 de média, "Esperança" estreou com menos de 40).
Quando escreveu "Terra Nostra", Benedito Ruy Barbosa previu a continuação. No último capítulo, o clássico "fim" foi substituido por "essa história não termina aqui". O autor, porém, desistiu da segunda edição.
Mas só depois de algumas semanas o telespectador passou a entender e aceitar que a novela _apesar de ter quase o mesmo elenco de "Terra Nostra" e de se centrar nos italianos_ contava outra história. A audiência se recuperou um pouco, chegando aos 40, 41 de média.
O grupo de discussão também serviu para modificar alguns pontos da direção de Luiz Fernando Carvalho, o cineasta do premiado "Lavoura Arcaica". Os telespectadores achavam a novela "escura" e estranhavam algumas tomadas de câmera, mais próximas do cinema. "Tanto eu quanto o Luiz Fernando fizemos algumas correções. Mas é claro que não podemos nos rebaixar", diz o autor.

OUTRO CANAL

Telhado 1
A direção da Globo mandou suspender, por tempo indeterminado, a campanha de lançamento do "game" "The Weakest Link", que deverá substituir "BBB" aos domingos.

Telhado 2
A Globo ainda tenta evitar que a estréia, marcada para o dia 4, seja adiada. Mas é provável que isso seja necessário, e aí serão exibidos filmes por algumas semanas. A final de "BBB 2" deu 45 de média, bem menos que a da primeira edição, que teve 59 pontos.

Família 1
Guga de Oliveira (pai da "princesa" Carola, irmão de Boni) conta que o filme que fará sobre a vida de Silvio Santos, autorizado por ele, vai começar reconstituindo a cena do sequestro do apresentador. Quando o sequestrador Fernando Dutra Pinto o ameaça de morte, ele faz um flashback de toda a sua vida. E a história termina com o desfecho do crime.

Família 2
"Era uma Vez... no Brasil" se baseará na biografia de Silvio Santos, escrita por Arlindo Silva, com adaptação para roteiro de Mário Prata. O longa, com estréia marcada para o primeiro semestre de 2003, tem orçamento em torno de R$ 10 milhões.

É vero
O anúncio de "Esperança" publicado anteontem em jornais não foi o primeiro, mas o 11º que usou share (porcentagem de audiência) no lugar de pontos absolutos no Ibope. A tática, que dá a impressão de um resultado melhor do programa, costumava ser criticada pela emissora quando usada pela concorrência.

E-mail - laura@folhasp.com.br



Texto Anterior: José Simão: Buemba! Buemba! A Marta tomou o Bonde do Tigrão!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.