São Paulo, sábado, 25 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

crítica

Harrison Ford está em forma; Indiana Jones nem tanto

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O que "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" (TC Premium, 22h; 12 anos) tem de original é o quadro político. A Segunda Guerra terminou. Agora é a Guerra Fria. E, melhor, Indiana Jones é suspeito de proximidade com os comunistas, aos olhos do FBI.
Ainda no governo Bush (o filme foi lançado em 2008), Spielberg provoca um pouco esses velhos, exaltados e pouco memoráveis anos em que a desconfiança, a delação, a suspeita infundada transformada em fato eram coisas correntes.
Por aí ficamos. Na ânsia de evitar que seu herói (voltando após 19 anos) pareça coisa do passado, Spielberg promoveu uma trepidante busca dos objetos arqueológicos de sempre.
Harrison Ford continua em forma. Indiana, nem tanto. Daí resulta um filme agitado, pouco reflexivo, em que tudo nos leva a pensar em um herói corroído pelos anos. Dá para ver.


Texto Anterior: O melhor do dia
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Saiu a Bolsa Família do Sarney!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.