São Paulo, segunda-feira, 25 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA DANÇA

Corpo ganha nova leitura em formato vídeo

Obras apresentadas na mostra Dança em Foco reinventam modos de olhar e de conceber o fazer coreográfico

FLÁVIA COUTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

São poucas as oportunidades para conhecer a produção internacional de videodança. Um panorama dela pode ser visto no 6º Dança em Foco, que segue no Sesc Pinheiros até o dia 31.
As obras dessa linguagem se caracterizam pela fusão entre dança e vídeo. No encontro do suporte audiovisual com a proposta corporal, o videodança não funciona como mera documentação, mas sim como a criação de uma estética singular de imagem.
As sofisticações tecnológicas reinventam o corpo através do vídeo. É o caso das instalações multimídia em 3D. Nelas, os corpos em escala real saltam da tela em trabalhos assinados pelo coreógrafo escocês Billy Cowie.
A experiência de imersão do público no ambiente virtual ganha força no diálogo que os artistas fazem entre a imagem expressiva do corpo e as possibilidades que as mídias digitais oferecem.
Na obra "Movimento²", a artista visual Celina Portella altera a percepção do espectador ao criar um jogo no qual os movimentos exibidos na tela deslocam a televisão em que o vídeo é exibido, simulando uma ação ao vivo.
A exposição se completa em uma sala com três telas que projetam simultaneamente uma seleção variada de vídeos vindos de 31 países.

DANÇA EM FOCO
QUANDO de amanhã até 29/7, das 13h30 às 21h, e sáb., e dom., das 10h30 às 18h
ONDE Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195, tel. 0/xx/11/3095-9400)
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO bom




Texto Anterior: Folha.com
Próximo Texto: Luiz Felipe Ponde: Ler ou não ler, eis a questão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.