São Paulo, quarta-feira, 25 de agosto de 2004

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TELEVISÃO

Francisco C. Inácio/SBT
CENÁRIO A produtora Andrea Barata e o diretor Fernando Meirelles ("Cidade de Deus"), da O2, parceira da Globo (onde exibe "Cidade dos Homens"), em "visita de cortesia" ao SBT na sexta-feira

Lula bombardeia ‘Brasil olímpico’ na TV

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O governo federal ocupou até o último domingo sete horas e 15 minutos dos intervalos comerciais da TV aberta com uma megacampanha publicitária ufanista atrelada à Olimpíada de Atenas. Esse número (que não inclui TV paga, também bombardeada) deve dobrar até o final dos Jogos. Toda essa propaganda é paga.
Os dados são de levantamento exclusivo à Folha feito pelo Controle da Concorrência, que monitora publicidade. Segundo a empresa, o governo está no ar, fazendo marketing olímpico, com seis anunciantes (o próprio governo mais Banco do Brasil, Petrobras, Eletrobrás, Correios e Caixa Econômica), em 12 anúncios.
Esses anúncios falam dos investimentos que as estatais fazem no esporte, comemoram a participação recorde de mulheres brasileiras em Olimpíadas (graças "ao apoio do governo federal ao esporte", segundo uma das peças) ou simplesmente torcem pelo Brasil. O maior anúncio (do Banco do Brasil, que teve até domingo 266 inserções só na Band), está no ar desde junho. A grande maioria da campanha (671 inserções até domingo) foi ar ar em agosto. Algumas peças trazem a frase "O Melhor do Brasil É o Brasileiro".
A Secom (Secretaria de Comunicação de Governo) diz que a publicidade faz parte do marketing esportivo das estatais e já ocorre desde 1996. O órgão não revelou custos nem o volume total de inserções da campanha.

OUTRO CANAL

Recorde Com as transmissões de ginástica, futebol feminino e vôlei de praia, a Olimpíada de Atenas atingiu, às 17h51 de segunda-feira, 45 pontos de audiência na Grande São Paulo, na soma de Globo (33) e Band (12). Juntas, as demais redes davam apenas 9 pontos no Ibope. Foi o maior pico dos Jogos desde o início das competições/ transmissões.

Veto O programa "Pânico na TV" foi proibido pela direção da Rede TV! de satirizar Clodovil Hernandez. Na semana passada, Clodovil ameaçou deixar a emissora caso as piadas continuassem. A Rede TV! não comentou o assunto oficialmente.

Rigor A Globo está registrando em 2004 as maiores audiências de suas novelas nesta década. Até a semana passada, as novelas das seis marcavam média acumulada desde o início do ano de 36 pontos (contra 27 em igual período de 2003). As tramas das sete tinham 42 pontos (33 em 2003) e as das oito, 48 (44 no ano passado).

Solução caseira Vânia Barros, mulher de João Kléber, assumiu a direção do programa noturno dele na Rede TV!. Deu certo. Anteontem, o trash "Eu Vi na TV" marcou 11 pontos de pico.

Sina A Record identificou um novo vírus na internet. Chama-se "Sem Saída" e usa o logotipo do "reality show" de mesmo nome.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


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