São Paulo, quinta-feira, 25 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pearl Jam e Elvis Costello vêm ao Brasil

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

Você estava achando boa a temporada de shows no Brasil? A superbanda americana Pearl Jam acertou anteontem cinco shows no país em dezembro, a Folha apurou. O grupo de Seattle, a última grande formação viva do levante grunge do começo dos anos 90, vem pela primeira vez ao Brasil para dois shows em São Paulo e um no Rio de Janeiro, em Curitiba e Porto Alegre. Os shows paulistanos estão previstos para os dias 1º e 2/12, no estádio do Pacaembu.
No dia 29 deste mês, o Pearl Jam dá a largada em uma turnê que incluirá apresentações nos EUA, Canadá e a abertura de um show dos Rolling Stones (em Pittsburgh). A parte sul-americana da tour, antes de atingir o Brasil, passa por Chile e Argentina.
O grupo está em estúdio terminando seu oitavo álbum, que será lançado em 2006. O disco ainda não tem nome, mas uma música nova, "Crapshoot", já apareceu na internet em versão ao vivo. Outras que devem entrar são "Severed Hand", "Worldwide Suicide" e "Unemployable". O músico Mark Lanegan, ex-Screaming Trees, vai participar do álbum.
Um dos fatores que contribuíram para a vinda foi um abaixo-assinado organizado por uma fã brasileira no começo deste ano. A petição reuniu mais de 7.000 assinaturas, teve resposta da própria banda e apareceu até no site da revista americana "Billboard".
Outro sinal de que o PJ estava concluindo negociações para a turnê era entregue no site da banda. Ao abrir a página (www.pearl jam.com), um arquivo em áudio é disparado e pode-se ouvir João Gilberto cantando "Garota de Ipanema". Essa prática de tocar uma música "estranha" no site foi usado cada vez que eles iam confirmar algum lugar nesta turnê. Para a data da Filadélfia, foi postada a música do filme "Rocky, um Lutador", por exemplo.

Elvis Costello no Tim Festival
Dentre as muitas atrações a serem anunciadas oficialmente pelo Tim Festival vai constar o distinto nome do cantor inglês Elvis Costello. Parte da atração "clássica" a se reunir no festival com a juventude roqueira de Strokes, Kings of Leon e Arcade Fire, Costello deve ser escalado para fechar a noite do evento, no dia 23 de outubro, junto da reformada e tradicional banda nova-iorquina Television.
O Tim Festival acontece nos dias 21, 22 e 23 de outubro, no Rio de Janeiro. Em SP, haverá o Tim Festival Special Edition, versão pequena do evento carioca que contará com Strokes, Kings of Leon e M.I.A, entre outros a serem confirmados.
Elvis Costello, 51, começou a carreira em meio aos turbulentos anos do punk inglês, na década de 70. Atravessou a new wave e consolidou sua faceta de crooner, que o persegue até hoje. Em setembro, o cantor lança o primeiro DVD de sua carreira, "The Right Spectacle: The Best of Elvis Costello". O DVD é uma coleção de 27 videoclipes de Costello.
Elvis Costello, além do show no Brasil, toca no dia 21 de outubro em Santiago, Chile, e no dia 29 do mesmo mês em Buenos Aires, Argentina.


Texto Anterior: Música: Paul Van Dyk traz dance "social" ao país
Próximo Texto: Teatro: Espetáculo recria "assombrações" de Gilberto Freyre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.