São Paulo, sexta-feira, 25 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro dcastro@folhasp.com.br

Divulgação/Record
NOVELA DA RECORD TEM TRIÂNGULO BISSEXUAL Thiago Chagas (Nilo), Vanessa Goulart e Gustavo Haddad (Agnaldo) em "Cidadão Brasileiro"; na novela, ela é casada com Nilo, que gosta de Agnaldo, pai de seu filho

Globo terá manual para novelas e jornais

A Globo decidiu elaborar um manual com princípios e normas para a produção de novelas e telejornais. O documento, numa iniciativa inédita na TV, poderá ser transformado em livro. Funcionará como auto-regulamentação e como resposta ao Manual de Classificação Indicativa, do Ministério da Justiça.
O manual da Globo será uma atualização ampliada dos "Princípios Globo de Qualidade", documento de dez páginas instituído em 2001, que traz as orientações fundamentais da rede, como princípios éticos, missão e responsabilidades.
Os "Princípios" (que determinam, por exemplo, que atores que estão no ar não podem aparecer no horário eleitoral) serão revistos por uma comissão criada por Octavio Florisbal, diretor-geral. "Será um trabalho de fôlego, que levará vários meses para ser concluído. Estamos na fase de montagem do projeto", diz Florisbal.
Se vier a ser publicado, o documento irá incorporar o manual de telejornalismo, que já existe. A Globo também estuda publicar em livro só o seu manual de telejornalismo.
Ao contrário do manual do Ministério da Justiça, o da Globo não deverá ter orientações sobre o que pode e o que não pode conter cada faixa de horário. Os executivos da Globo não vêem a classificação indicativa com bons olhos, porque, além de ser uma espécie de intervenção externa, "engessa" o conteúdo e "limita a criação".

CANETADA 1 O ministro Hélio Costa (Comunicações), que tem sido um "pai" para as TV em geral, deu um jeito no mais novo problema de rede do SBT, que acaba de perder suas afiliadas em Maceió e Aracaju para a Record.

CANETADA 2 Em portarias publicadas ontem no "Diário Oficial", Costa concedeu dois canais para o SBT, um em cada cidade. Mas a situação da rede nas duas capitais ainda é precária: os novos canais poderão apenas retransmitir o sinal gerado em São Paulo. Não poderão ter programação e publicidade locais.

É PROIBIDO CHIAR Um apresentador da Band recebeu uma advertência por ter falado mal da emissora no intervalo de seu programa. A reclamação foi gravada.

CADEIRA VAZIA 1 A TV Cultura finalmente fechou as datas das entrevistas com os presidenciáveis, que terão meia hora cada, no programa "De Olho no Voto" (19h50). Serão de 11 a 15 de setembro.

CADEIRA VAZIA 2 Todos os candidatos confirmaram presença, menos Lula _que, depois do sofrível desempenho no "JN", acabou não indo à entrevista no principal telejornal da Rede TV!, que seria na última segunda.


Texto Anterior: José Simão: Pedala, Geraldo! Ou Vai ou Viagra!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.