São Paulo, terça, 25 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

John Scofield retoma o funk

especial para a Folha

Uma demonstração recente da revalorização do órgão está no último álbum do guitarrista norte-americano John Scofield. Todas as dez faixas do CD "A Go Go" contam com a participação do trio Medeski, Martin & Wood.
Formado há cinco anos por John Medeski (órgão e teclados), Billy Martin (bateria) e Chris Wood (baixo), o "power trio" nova-iorquino já gravou quatro CDs. Alguns rotulam sua música de acid jazz; outros preferem neofunk.
A associação de Scofield, 46, com o trio parece ter agradado aos fãs de ambos. "A Go Go" está há 17 semanas entre os álbuns de jazz mais vendidos nos EUA, segundo a "Billboard".
Claro que alguns puristas viram um certo oportunismo na parceria. O que um veterano músico de jazz -ex-parceiro de Miles Davis e Charles Mingus- teria a ver com o neofunk do MM&W?
No caso de Scofield, muito. O fato de crescer ouvindo soul e funk parece ter deixado uma marca definitiva em sua bagagem musical, mesmo que ele tenha se decidido pelo jazz, ao cursar a Berklee School, no início dos anos 70.
Na verdade, "A Go Go" soa como um desdobramento natural de "Hand Jive" (93) e "Groove Elation" (95), álbuns de Scofield.
Em ambos, já era evidente a influência do saxofonista Eddie Harris -pioneiro do soul-jazz, nos anos 60, que até participou do CD "Hand Jive".
O que chama atenção de cara, em "A Go Go", é a integração de Scofield com o MM&W. As dez faixas foram compostas pelo guitarrista, mas os arranjos (coletivos) soam como se os quatro tocassem juntos há muito tempo.
Os "grooves", quase sempre dançantes, variam a cada faixa. No geral, predomina um funk básico e cru (sem o tradicional naipe de metais), recheado por improvisos.
Se a levada e a guitarra seca de "Chank" remetem a James Brown, outras faixas, como "Southern Pacific" ou "Green Tea", revivem e atualizam o apelo dançante do "boogaloo" -ritmo que surgiu da fusão do mambo com o R&B, nos anos 60.
Quando a geração Marsalis e seus adeptos voltam-se para as salas de concerto, tratando o jazz como música erudita, Scofield aponta para o reencontro do jazz com a dança e os ritmos das ruas. Quem estará com a razão? (CC)

Disco: A Go Go
Artista: John Scofield
Lançamento: Verve/PolyGram
Quanto: R$ 22 (em média)
Onde encomendar: Baratos Afins (tel. 011/223-3629)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.