São Paulo, segunda-feira, 25 de setembro de 2000

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MODA
Desfiles de Fause Haten e Rosa Chá são elogiados na Seventh On Sixth, semana nova-iorquina para primavera-verão
Grifes brasileiras agradam em Nova York

Reuters
Modelo brasileira desfila pela etiqueta de moda-praia Rosa Chá na Seventh On Sixth, programação da coleção primavera-verão de Nova York


ERIKA PALOMINO
ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK

Duas marcas brasileiras desfilaram e agradaram na programação da Seventh On Sixth, a semana de moda nova-iorquina para a primavera-verão, que começou no último dia 14 e terminou na sexta-feira. Só eles. Fause Haten e a marca de moda praia Rosa Chá.
Haten modificou totalmente seu desfile apresentado em julho último no MorumbiFashion Brasil de verão 2000/2001, incluindo a música. Ao fazer a segunda apresentação de sua coleção, teve, portanto, oportunidade única.
Desfez-se de equívocos (os babados em excesso, os bluss) e aprimorou os pontos fortes. Voltou para as peças cobertas com efeito empapelado (sucesso em outras estações), trocou o dourado pelo roxo-beterraba "da moda" e fez proporções que deixaram esguias e seguras as meninas (todas brasileiras) de seu casting.
Os melhores momentos foram looks com tiras de papel, de várias cores, aplicadas sobre saias e vestidos brancos, sem manga, tipo couture; e os bem-sucedidos grafismos feito desenho "a mão livre". Algumas peças, com plumas no detalhe (ombros, saias, tops), lembraram o Fause Haten daquela (polêmica) coleção das coristas de anos atrás -talvez nesse momento difícil o estilista tenha buscado o que em sua opinião sabe fazer melhor. Mas tudo bem. Nada que as americanas não possam digerir. Melhor ainda: comprar.
"Eu gostei. É muito colorido, muito brasileiro", disse à Folha Khristine Zymbalist, editora na "Harper's Bazaar" americana. Ela também havia ouvido os rumores de que Haten teria mudado a coleção e, antes do desfile, se mostrava desconfiada. Depois, para o estilista, foram só cumprimentos.
Uma stylist americana que "faz vários rock-stars" foi ao backstage para dizer ao brasileiro que seu desfile era "very happy" e que isso é ótimo. Finalmente alguma coisa acontece, ouviu-se no camarim -talvez diante do marasmo da maior parte das coleções vistas na semana nova-iorquina.
Idem para a Rosa Chá, que conseguiu levantar as sobrancelhas do público, pouco ou nada acostumado a ver top-models de biquíni (talvez Victoria Secret). Pois vai saber em que momento o povo conseguiu prestar atenção à moda especificamente -as meninas (mais uma vez todas brasileiras) estavam lindas. Mas não é para isso que existem os biquínis? Para apreciarmos o que é bonito?
E ninguém tinha celulite. Depois do desagradável zum-zum-zum em torno da modelo Fernanda Tavares no desfile da Triton, ela superou os fantasmas e vodus da moda e entrou duas vezes de biquininho, provando que não tem nada a temer.
Parecia tensa, entretanto, entrando para as palmas finais segurando as mãos do proprietário da marca, Amir Slama, quando deixou escapar uma lágrima. "Você viu que eu estava chorando?", desconversou a modelo, um dos símbolos da beleza brasileira hoje no mundo, juntamente com Adriana Lima, que abriu o desfile.
"Estou orgulhoso de estar desfilando aqui, no nosso "south american way'", disse Slama em informal entrevista coletiva ao final do desfile. A marca, coqueluche entre produtoras e stylists de Nova York, entra pela porta da frente no competitivo mercado norte-americano, num hype legítimo.
Com Steven Baldwin e o editor de arte da "New Yorker", Michael Roberts, na primeira fila, o desfile se orgulhou também de reproduzir em Nova York a mesma estrutura do MorumbiFashion, incluindo o DJ Xerxes ao vivo e o compositor Pedro Camargo Mariano, que cantou em cena hits de sua mãe, Elis Regina, sob imagens de Carmen Miranda num telão.
O que não foi como no Brasil, entretanto, foi a questão do atraso -que caracterizou o dia da moda praia na temporada paulista. Por pressão do sindicato, tudo tinha que terminar às 22h (o desfile estava marcado para 21h). E nem um minuto a mais.


A jornalista Erika Palomino viaja a convite de Ralph Lauren e Rosa Chá


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