São Paulo, terça-feira, 25 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Cultura quer apagar imagem de TV infantil

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A TV Cultura começa em outubro a mudar sua programação e a fazer uma campanha institucional para tentar apagar sua imagem de "TV infantil". Quer passar a ser vista como "TV cultural".
A mudança ocorre sete anos depois da produção do último episódio de "Castelo Rá-Tim-Bum", programa que deu prestígio e audiência, e simultaneamente ao início da produção de "Ilha Rá-Tim-Bum", planejada desde 96.
Não está prevista, no entanto, a estréia de nenhum programa "de peso". A principal mudança será a escalação de Laura Wie, ex-apresentadora do "Metrópolis", para ancorar a programação dominical. Laura irá apresentar, de 2 a 10 de outubro, o "Festival PIC TV", às 19h30, que traz os longas nacionais inéditos "Dois Córregos" e "Coração Iluminado". No dia 7, estréia o "Festival Atlântida", aos domingos, às 15h30.
Em novembro, começam a ser exibidos 52 documentários, sobre literatura e artes plásticas, distribuídos pela prestigiada RM. A série "História da Música" está parada por falta de patrocínio.
A programação infantil, entretanto, será ampliada. No dia 29, um sábado, estréiam "Catalendas" (da TV pública do Pará) e "Turma do Pererê", da TVE-Rio.

OUTRO CANAL

Vibração
Ex-TV Globo, o repórter Roberto Cabrini assinaria ontem à tarde contrato com a Bandeirantes. Ele vai apresentar o "Brasil Urgente", versão do "Cidade Alerta", da Record. O telejornal deverá estrear em 15 de outubro, das 18h às 19h20. Com helicóptero.

Frila
Cabrini foi anteontem uma das maiores audiências do "Domingo Legal", do SBT. Deu 31 pontos (contra 17 da Globo) com uma reedição de um "SBT Repórter", de quatro anos atrás, sobre o Afeganistão. O "jornalístico" de Gugu Liberato venceu o "Domingão do Faustão", que era gravado, por 28 a 22 pontos.

Externa
Sinal da crise na Globo. A minissérie "O Quinto dos Infernos" não terá gravações em Portugal porque seu diretor, Wolf Maya, teve que optar entre a viagem e um maior investimento em cidade cenográfica. Ficou com a segunda opção.

Grade
Mais mudanças na TV Cultura em outubro: o "Viola Minha Viola" passa para as 21h do sábado. E o "Musikaos", atualmente às 19h30, vai para a meia-noite.

Flop
Não pegou bem, em um "Fantástico" quase que exclusivo ao Taleban, o quadro de Cazé terminar com uma bomba.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Vinte e cinco milhão? Vou pedir ajuda dos universitários!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.