São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obra costura relação com Sérgio Cardoso

DA REPORTAGEM LOCAL

"Um rapazinho magro, moreno, usando óculos fininhos de aro de prata, uma boina preta e cachecol cinza." Nydia Licia é minuciosa ao lembrar o primeiro encontro com Sérgio Cardoso, em 1948, quando o ator e o elenco daquele mitológico "Hamlet" carioca visitaram o Museu de Arte de São Paulo, trazidos por Paschoal Carlos Magno.
Na noite seguinte, a peça seria apresentada no Municipal e embasbacaria a todos com a interpretação de Cardoso (1925-72), então um jovem advogado, para o príncipe dinamarquês da tragédia de William Shakespeare.
Em "Ninguém se Livra de Seus Fantasmas", a autora costura sua relação com Cardoso, com quem foi casada por dez anos (1950-60) e teve uma filha, Sylvia.
"Sérgio foi um dos homens mais charmosos que conheci, mas seu gênio era muito inconstante. Passava facilmente da maior alegria ao mau humor mais profundo. Fechava-se em mutismos totais, que me deixavam completamente angustiada e insegura. E tudo isso começou a afetar meu equilíbrio emocional", descreve.
A criação da cia. Nydia Licia-Sérgio Cardoso, em 1956, é um dos momentos mais marcantes da união. Artistas do palco tornam-se empresários. Ela, mais dada a comédias. Ele, a papéis introspectivos, soturnos.
O ator canaliza todas as suas energias para a remontagem de "Hamlet", agora assinando também como diretor.
Os dois anos que antecedem a construção do teatro Bela Vista, a busca de recursos e o processo de criação do espetáculo aumentam a tensão.
Não são poucas as vezes em que Cardoso explode diante do elenco que traz nomes como a própria Nydia (rainha Gertrudes), Carlos Zara (rei Cláudio) e Berta Zemel (Ofélia), esta pisando descalça o palco frio como o inverno daquele distante 1956.
Um rico material iconográfico, com cerca de cem imagens, reforçam a autobiografia de uma Nydia bela, ontem e hoje. (VS)


Texto Anterior: Trecho
Próximo Texto: Moda: Carlos Miele abandona passarelas do Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.