São Paulo, domingo, 25 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção capta a alma de Sergio Rezende

LEONARDO CRUZ
EDITOR-ASSISTENTE DA ILUSTRADA

Sergio Rezende é um dos mais respeitáveis diretores do cinema nacional -sua carreira, que não está livre de falhas, é marcada por bons filmes e o interesse por temas da história recente e da cultura do país, como "Lamarca" e "Guerra de Canudos".
É, portanto, alvissareira a notícia que dois de seus melhores filmes ganham bem cuidadas edições em DVD, dentro da "Coleção Brasil". "O Homem da Capa Preta" (1986) e "Quase Nada" (2000) refletem momentos bem distintos do cinema de Rezende.
Épico do bananal, "Capa Preta" narra a trajetória de Natalício Tenório Cavalcanti de Albuquerque, alagoano radicado em Duque de Caxias, cacique político regional nos anos 1950 e 1960.
O principal mérito de Rezende em "Capa Preta" está na escolha do protagonista: como Tenório Cavalcanti, José Wilker construiu uma das grandes atuações de sua carreira, um personagem magnetizante, capaz de arredondar o texto muitas vezes quadrado, inverossímil, do roteiro original.
A entrevista com o político real que integra os extras do DVD permite dimensionar a caracterização precisa de Wilker, que absorveu o espírito messiânico de Tenório Cavalcanti, que cultivou votos e admiradores à base de manobras populistas, um jornal sensacionalista e disparos assassinos de sua metralhadora Lurdinha.
Lançado 14 anos depois, "Quase Nada" provavelmente é o filme mais intimista de Rezende. São três histórias de um Brasil rural, anônimo, rodadas na propriedade da família do diretor. A inveja, o medo e o ciúme dominam as vidas de peões, vaqueiros e agricultores, em uma obra que ganha corpo por seus silêncios e meias-palavras e, aqui também, por duas grandes atuações, de Augusto Pompeo (em "Foice") e Genézio de Barros (em "Veneno").


O Homem da Capa Preta
   
Quase Nada
   
Direção: Sergio Rezende
Distribuidora: Paramount; R$ 40, em média, cada um



Texto Anterior: Gângsteres de Hong Kong invadem DVD
Próximo Texto: Nas lojas - Drama: Mar adentro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.