São Paulo, quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Crítica

Filme sintetiza filão de comédias do "recasamento"

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Existe até um livro célebre sobre as comédias do "recasamento" no cinema americano, tal a força deste filão, ou subgênero, em determinado momento (anos 30/40, sobretudo).
"Cupido É Moleque Teimoso" (TCM, 1h55; classificação indicativa não informada) ilustra magnificamente essa saga. Ali, Irene Dunne e Cary Grant bem que se esforçam para levar adiante os casos amorosos que desenvolveram enquanto o divórcio não vem.
Mas nesta comédia de Leo McCarey, nesta grande comédia, convém frisar, tudo tende ao caos se os dois não estão envolvidos. De certa forma, o título brasileiro do filme não lhe faz justiça, pois cupido é um moleque inconstante e insolente, bem mais do que teimoso.
Em outro diapasão está "Janela Indiscreta" (TCM, 23h55; não recomendado para menores de 12 anos), é verdade, mas também aqui só a hipótese de James Stewart aceitar Grace Kelly em sua vida pode evitar o caos. O filme é o que Hitchcock e o próprio cinema produziram de melhor.


Texto Anterior: Entrevista: Abujamra sabatina a si mesmo na Cultura
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.