São Paulo, sexta, 25 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

GERAÇõES
Bandeirantes, 13h50. (Generation). EUA, 1985, 95 min. Direção: Michael Tuchner. Com Richard Beymer, Marta DuBois. Mulher tenta aproximar as diversas gerações de sua família para o réveillon de 1999. Tudo, porém, conspira para que as pessoas se afastem.

UM ÍNDIO NA CIDADE
Globo, 15h25.
(Un Indien dans la Ville). França, 1994. Direção: Hervé Palud. Com Thierry Lhermitte, Patrick Timsit, Miou-Miou. Homem de negócios em viagem à América do Sul encontra sua ex-mulher. De passagem, recebe a notícia de que tem um filho de 12 anos, criado junto com os índios. Decide levá-lo a Paris e ao inevitável choque cultural. Inédito.

SONHOS DE UM SEDUTOR
Bandeirantes, 23h20.
(Play It Again, Sam). EUA, 1972, 85 min. Direção: Herbert Ross. Com Woody Allen, Diane Keaton, Tony Roberts. Embora não o tenha dirigido, trata-se de um filme de Woody Allen, que escreveu o roteiro, além de atuar. Ele é o crítico de cinema sonhador, fanático por "Casablanca", a quem um casal de amigos (Keaton e Roberts) ajuda a arranjar nova namorada. Na versão original, uma comédia de primeira. Dublado, Woody perde muito.

PRESENÇA DE ANITA
Cultura, 0h30.
Brasil, 1951, 83 min. Direção: Ruggero Jacobi. Com Antoinette Morineau, Orlando Vilar, Vera Nunes, Armando Couto. Primeiro filme da Maristela e também o primeiro de Jacobi, que antes esteve ligado à Vera Cruz. O filme adapta romance de Mário Donato sobre uma mulher impulsiva que se apaixona por um homem casado. Romance que terá trágicas consequências. Almeida Salles descreveu o filme como uma produção "B" de boa realização. P&B.

INTERCINE
Globo, 1h10.
Para fechar a semana, a emissora propõe como opções "Acorrentados" (1996, de Luca Bercovici, com Gary Busey, Vcitor Reeves) e "Quem Não Herda... Fica na Mesma" (Inglatera, 1993, de Robert Young, com Rick Moranis, Eric Idle, Barbara Hershey).

DESAPARECIDO - UM GRANDE MISTÉRIO
Globo, 2h50.
(Missing). EUA, 1982. Direção: Costa-Gavras. Com Jack Lemmon, Sissy Spacek. Lemmon é o pai que chega a Santiago do Chile -pouco depois do golpe que derrubou o governo de Salvador Allende- disposto a encontrar o filho, desaparecido. Verá que não é fácil levantar pistas que esclareçam o mistério. À moda de Costa-Gavras, o didatismo é o ponto forte da história, isto é, o empenho em mostrar como funcionam as coisas em situações como essa. De resto, há uma intenção de denúncia, mas ela soa um pouco repetitiva, em vista dos trabalhos anteriores do diretor.

BIQUÍNI DRIVE-IN
Bandeirantes, 3h25.
(Bikini Drive-In). EUA, 1994, 85 min. Direção: Fred Olen Ray. Com Ashley Rhey, Richard Gabai. Duas belas garotas tomam posse de um drive-in e promovem festas para saldar as dívidas. Mais batido, impossível.

TV PAGA
Humanismo de Kurosawa

da Redação

Após patinar nos anos 70, com filmes poucos e pouco animadores, Akira Kurosawa -morto há poucos dias- deu a medida de seu talento com superespetáculos como "Kagemusha - A Sombra de um Samurai" (que passa no Telecine 5, 17h20 e 2h20).
No século 16, um ladrão é escolhido para ser duplo de um senhor feudal. Quando este morre, torna-se sua sombra, isto é, deve se fazer passar por ele. Ele faz melhor: encarna o samurai, passa a compreender seu pensamento.
É o tortuoso humanismo de Kurosawa, a nos lembrar que as aparências enganam e o poder e a importância de um homem nunca são mais do que aparência (embora uma aparência, o filme mostrará, muito decisiva). (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.