São Paulo, sexta, 25 de setembro de 1998

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Diretor recria Bacon no cinema

ISABEL VERSIANI
de Londres

Ao fazer o filme "Love Is the Devil" (O Amor É o Diabo), o diretor John Maybury afirmou que sua intenção era, mais do que falar sobre a vida do artista, reproduzir para a tela o seu universo estético.
E, de fato, o que mais impressiona no filme, que estreou esta semana no Reino Unido, são as imagens e as sensações que elas sugerem. Como as pinturas de Bacon, muitas das cenas de "Love Is the Devil" são distorcidas, claustrofóbicas e até angustiantes.
O papel título é vivido por Derek Jacobi, ator de teatro inglês conhecido no Brasil por suas participações em "Hamlet" e "Voltar a Morrer", do diretor Kenneth Branagh.
O fio condutor do roteiro é o relacionamento que Bacon manteve com o inglês George Dyer (Daniel Craig), que também era garoto de programa.
Como mostra o filme, Dyer entrou na vida de Bacon, em 1964, literalmente pelo telhado. Em uma tentativa malsucedida de assaltar a casa do pintor, ele atravessou o teto de vidro e caiu no meio do estúdio do artista.
Bacon, que era homossexual, o encontrou no meio das telas e potes de tintas e os dois iniciaram, na mesma noite, um romance que durou sete anos.
Apesar de levar uma vida um tanto degradante -Bacon era viciado em álcool, drogas e jogo-, o artista era inteiramente comprometido com o seu trabalho e, como parece sugerir o filme, isso o fazia uma pessoa um tanto impaciente emocionalmente.
"Eu espero continuar pintando -enquanto bebo e jogo- até cair morto e eu espero morrer trabalhando", disse uma vez o pintor.
Seu relacionamento com Dyer, que era depressivo, toxicômano e masoquista, foi muito conturbado e, depois de algumas tentativas frustradas, o assaltante acabou se suicidando em um quarto de hotel em Paris, em 1971.
Nascido em Dublin, Bacon não teve nenhum treinamento formal em pintura e iniciou sua carreira artística em 1927, depois de ver uma exposição de Pablo Picasso em Paris.
Depois de alguns fracassos, desistiu da carreira e se tornou decorador de interiores e designer.
Voltou a pintar apenas em 1944, No ano seguinte, ganhou fama ao expor, em Londres, sua série "Três Estudos para Figuras na Base de uma Crucificação". As obras, hoje expostas na Tate Gallery, em Londres, tem como referência uma cena do filme "O Encouraçado Potemkin", de Sergei Eisenstein.
Suas figuras retorcidas e animalescas chocaram a cena artística do Reino Unido e transformaram Bacon no artista mais polêmico do país. "Love Is the Devil" faz referência à obra ao mostrar Bacon assistindo a uma cena do filme de Eisenstein.
Bacon morreu em Madri, no dia 28 de abril de 1992, quando visitava um amante seu na capital espanhola.



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