São Paulo, sexta, 25 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MOSTRA
"My Dearest Partner" expõe mais de 200 objetos relacionados a casamentos de presidentes dos Estados Unidos
Exposição revela o amor (legal) no poder

ALESSANDRA BLANCO
de Nova York

Em meio a uma onda de escândalos sexuais e traições envolvendo a Casa Branca, uma exposição montada pela The Richard Nixon Library & Birthplace está tentando ir na contramão do noticiário e mostrar que presidentes norte-americanos também amam suas mulheres.
"My Dearest Partner" (Minha Querida Parceira), aberta à visitação até novembro, em Yorba Linda, Califórnia, mostra mais de 200 objetos e fotos que, de alguma forma, demonstram os relacionamentos amorosos entre os presidentes dos Estados Unidos e as respectivas primeiras-damas em diversos períodos.
A principal parte da exposição são as cartas de amor escritas por Theodore Roosevelt, Andrew Jackson, Woodrow Wilson, John Tyler, Abraham Lincoln, William McKinley, Harry Truman, Richard Nixon, Franklin Delano Roosevelt, Dwight Eisenhower e John Adams para as suas mulheres.
² Nixon engraçado
Para quem só relaciona a imagem de Nixon ao caso Watergate, por exemplo, é quase impossível imaginar que, em suas cartas de amor à mulher, Thelma Catherine Ryan (Pat), ele mesmo se ache "um cara engraçado".
Ou então ler um bilhete de John Adams, o presidente que assinou a declaração da independência dos Estados Unidos, pedindo a sua então namorada (em 1762), Abigail, a quem ele sempre chamou de "minha adorável", que lhe desse quantos beijos ele lhe pedisse.
² Outro lado
Mas esse é exatamente o objetivo da exposição, segundo sua curadora, Olivia Anastasiadis.
"Levamos dois anos para reunir os objetos mostrados nessa exposição. Já havíamos tentado fazer isso em duas outras ocasiões, em 1990 e 1995, no Dia dos Namorados, mas não conseguimos. A idéia é mostrar um outro lado dos presidentes, que ninguém imagina, um lado que demonstra o amor por suas mulheres, o papel definitivo que elas tinham sobre suas vidas políticas, mesmo aquelas menos atuantes, suas preocupações com filhos, com doenças em casa, com o medo de perder a família etc", disse Anastasiadis.
A curadoria de "My Dearest Partner" contou também com a ajuda de Carl Sferrazza Anthony, autor de "First Ladies" (Primeiras-Damas), "As We Remember Her", uma biografia de Jacqueline Kennedy Onassis, e "Florence Harding: The First Lady, the Jazz Age and the Death of America's Most Scandalous President".
² Impacto político
"A exposição "My Dearest Partner' procura mostrar como os laços que um presidente forma com sua mulher, a pessoa que permanece mais próxima dele, podem terminar tendo um impacto político e até histórico na Presidência", afirma Anthony.
Os objetos presentes na exposição, que, além das cartas de amor, incluem fotos e planejamentos de casamentos, jóias e roupas, foram doados pelas próprias primeiras-damas ou emprestados das coleções da Casa Branca, biblioteca do Congresso, bibliotecas presidenciais e instituições com coleções de cada presidente.
² Vestido de noiva
Como era de se esperar, o presidente Bill Clinton não contribuiu com nenhuma carta de amor dedicada à Hillary Clinton, mas a primeira-dama enviou seu vestido de noiva -o objeto mais visitado da exposição- e fotos de seu casamento.
"Hillary fez questão de mandar seu vestido de noiva, segundo ela, para começar a marcar já nesta exposição as comemorações de 25 anos de casamento dos Clinton, que serão completados em outubro do ano 2000", conta Anastasiadis.
Os casais Kennedy e Bush também só participam com fotos de seus casamentos.
² Moeda no sapato
Já Nancy Reagan enviou seu buquê de noiva; do casal Ford, há uma moeda que a senhora Ford usou dentro do sapato no dia de seu casamento para dar sorte.
Os Carter são representados por um poema de Jimmy Carter, dedicações em livros e um cardigã vermelho.
Há ainda fotos de viagens de lua-de-mel de diversos presidentes, além de certidões de casamento, presentes de aniversário trocados entre o casal, telegramas de agradecimento e trechos de "pensamentos" escritos pelos presidentes ou primeiras-damas sobre seus parceiros e vida familiar.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.