UOL


São Paulo, sábado, 25 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo amplia ‘colonização’ na Rússia

Divulgação/Warner
PONTA A diretora Denise Saraceni e a cantora Alcione durante palestra, anteontem, sobre orixás e mitologia para o elenco de "Da Cor do Pecado", próxima novela das sete da Globo; Alcione cantou

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A TV Globo anunciou na feira de televisão Mipcom, uma das mais importantes do mundo, em Cannes, há duas semanas, a ampliação do acordo que mantém desde 1995 com a emissora russa ORT (conhecida no Ocidente como Channel One Russia). Até dezembro de 2005, a Globo irá fornecer à ORT mil horas de programação. Até 2003, exportava apenas 200 horas anuais.
Com o acordo, a TV russa passa a exibir duas novelas (e não mais apenas uma) no horário nobre e reprisa uma delas na faixa vespertina. Já estão no ar na ORT "Porto dos Milagres" e "Esperança". Em fevereiro, entra "O Clone", que será a 13ª novela da Globo a ser exibida pela TV russa.
O acordo com a ORT inclui também o licenciamento de produtos e o lançamento de trilhas sonoras das telenovelas.
As novelas da Globo têm sido muito bem-sucedidas no Leste Europeu. Além de Rússia, são exportadas também para Romênia, Hungria, Eslovênia e Lituânia, entre outros países. Na feira de Cannes, foram fechadas negociações por "Porto dos Milagres" na Romênia e "Esperança" na Lituânia. Para o Oriente Médio (Líbano), foi vendida "Esperança".
Uma curiosidade: as novelas da Globo na Rússia são exibidas com "voice over". Um homem, uma mulher e uma criança explicam o que está acontecendo nas cenas, com som original em português. Por opção, segundo a Globo.

OUTRO CANAL

Laboratório
A cúpula da Globo bateu o martelo anteontem por quatro programas que serão testados no final do ano, com chances de emplacar em 2004. São eles "Diarista" (Glória Perez), "Terra dos Meninos Pelados" (adaptação de obra de Graciliano Ramos), "Carol e Bernardo" (Bruno Mazzeo) e "Barraco" (Heloísa Perissé).

Iceberg
Curtindo uma "geladeira" no SBT, Ana Bárbara Xavier, a Babi, acabou virando "atriz" de "A Praça É Nossa". Hoje, ela estréia o quadro "As Fofoqueiras", em que interpreta a madame Matilde.

Lágrimas 1
O Ministério da Justiça classificou como imprópria para menores de 12 anos (20h) a novela venezuelana "Gata Selvagem", que a Rede TV! pretende exibir às 15h40, a partir do dia 3. Argumenta que a trama é inadequada para a faixa livre (até 20h) por apresentar "baixa tensão e conflitos psicológicos atenuados".

Lágrimas 2
Assim, pelos critérios do ministério, a novela água-com-açúcar é tão "nociva" quanto a ousada "Celebridade", também classificada para as 20h. A Rede TV! vai recorrer.

Fim
A última edição do "Roleta Russa", na Record, vai ao ar na próxima sexta. A Record tentou renovar o contrato com a Sony, dona do formato. Mas a multinacional impôs a compra também do fracassado "No Vermelho". E pediu US$ 600 mil pelos direitos.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Lula lança Coca-Cola Família!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.