São Paulo, segunda-feira, 25 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo e SBT mobilizam TVs contra nova lei

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Globo e SBT estão liderando mobilização nacional de emissoras contra a aprovação de um projeto de lei que, na interpretação de alguns executivos, pode tornar impositiva a classificação indicativa de programas e abrir brecha para a censura prévia.
O projeto foi aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados. Era, inicialmente, uma medida provisória que prorrogava para 2006 a obrigatoriedade de televisores vendidos no país conterem dispositivo bloqueador de programas indesejáveis.
A medida provisória recebeu nova redação na Câmara e incorporou artigos que legislam sobre a classificação indicativa -procedimento que sugere às TVs o horário adequado dos programas.
O projeto deve ser votado no Senado já em novembro. As redes estão pedindo a suas afiliadas que pressionem os senadores de suas regiões a não aprová-lo.
O texto prevê que os critérios de classificação serão editados por regulamento, ou seja, via decreto.
As redes avaliam que o texto é perigoso porque não estabelece limites e diretrizes ao novo regulamento. Não está definido, por exemplo, se telejornais precisam de classificação (hoje, não precisam). Assim, temem as TVs que governos interpretem a lei conforme suas conveniências.
O Ministério da Justiça, a quem compete a classificação, está convidando as TVs a participarem da elaboração das novas regras.

OUTRO CANAL

Fábrica 1 Satisfeita com o desempenho de "A Escrava Isaura", a cúpula da Record estabeleceu na semana passada que em julho de 2005 irá inaugurar um segundo horário de telenovelas, por volta das 20h15, coincidindo com a exibição do "Jornal Nacional", da Globo.

Fábrica 2 O novo horário deverá contemplar tramas contemporâneas. O atual horário de "A Escrava Isaura", a partir das 18h50, deverá ser reservado a produções de época. "A Moreninha", romance de Joaquim Manuel de Macedo, já adaptado pela Globo, está cotado para substituir "Isaura".

Palavra Ex-superintendente comercial e atual diretor-geral da TV Globo, Octávio Florisbal está, na prática, comandando diretamente a área artística da emissora, durante a ausência de Mário Lúcio Vaz, que está afastado temporariamente para tratar da saúde.

Decoração 1 Diretor das três primeiras edições de "Casa dos Artistas", no SBT, Rodrigo Carelli comandou as gravações do "reality show" "Enquanto Você Não Vem", exibido pelo canal pago People & Arts, realizadas em São Paulo há duas semanas.

Decoração 2 Foi a primeira gravação de "Enquanto Você Não Vem" fora dos EUA. No programa, decoradores reformam um ambiente de uma casa enquanto o morador está fora, viajando.


E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.