São Paulo, segunda-feira, 25 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Foto é olho, coração e pés'

Estrela mundial do fotojornalismo, suíço René Burri retrata sua arte em entrevista à Folha

René Burri/Agência Magnum
APOCALIPSE NOW Parada militar comemorando a reabertura do Canal de Suez, no Egito, fotografada por René Burri em 1974

EDER CHIODETTO
FREE LANCE PARA A FOLHA

Ávido por rever "esta cidade multirracial e pulsante", o fotógrafo suíço René Burri, 71, desembarcou em São Paulo sem desgrudar da sua câmera Leica e querendo voltar aos locais que fotografou na década de 60. Fotojornalista dos mais aclamados, Burri foi pupilo e, depois, um dos melhores amigos de Henri Cartier-Bresson (1908-2004), que o integrou ao staff da mítica agência Magnum, no início dos anos 50, da qual chegou a ser vice-presidente.
A Europa do pós-guerra foi o tema que tocou o fotógrafo iniciante no final dos anos 40. Esse trabalho o conduziu para a Magnum e, nos últimos 50 anos, Burri viajou a incontáveis países em todos os continentes realizando reportagens. Esteve presente na Guerra do Vietnã, fotografou os gaúchos entre Argentina e Brasil, retratou Che Guevara recém-empossado como ministro em Cuba e a inauguração de Brasília, além de personalidades como Picasso, Le Corbusier, Ingrid Bergman e o próprio Cartier-Bresson, que detestava ser fotografado, mas sempre atendia aos apelos do amigo.
Possui cerca de 13 livros que formam um conjunto dos mais relevantes para a história do fotojornalismo. "Os Alemães", no qual retratou a reconstrução da sociedade alemã pós-guerra, é documentário dos mais contundentes e belos. Sobre o impacto das novas tecnologias na fotografia foi enfático. "Tanto faz a máquina, uma boa fotografia é fruto da sintonia entre olho, coração e pés", disse em entrevista exclusiva à Folha, antes da palestra e do workshop que veio dar em São Paulo.


Texto Anterior: Programação
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.