São Paulo, sábado, 25 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DVD revela detalhes da restauração

CRÍTICO DA FOLHA

A versão restaurada de "Berlin Alexanderplatz" chega ao Brasil também em caixa com seis DVDs e extras preciosos, como os documentários "Notas de uma Filmagem", de Hans-Dieter Hartl, e "Comentários sobre a Restauração", de Juliane Lorenz (co-montadora de "Berlin Alexanderplatz").
O primeiro traz registros de Fassbinder em ação, combinando esforços de centenas de técnicos, cem atores e 3.000 figurantes ao longo de dez meses de filmagens, concentradas nos estúdios da produtora Bavaria, em Munique, que se associou à rede pública italiana RAI para financiar o projeto.
Em uma seqüência, Fassbinder recebe, no set, a visita de um diretor da RAI, para quem seria "um erro" cortar o final do romance na adaptação, como planejava o cineasta.
Rebelde a essa altura um tanto domado, Fassbinder apenas sorri e diz que a observação é "sensata".
Já o documentário de Lorenz revela detalhes do processo de restauração do negativo original em 16 mm para produzir uma versão digital e, depois, um negativo em 35 mm, sob a supervisão de Xaver Schwarzenberger, diretor de fotografia da série. A caixa ainda traz análises de Wolfgang Bader, diretor do Instituto Goethe de São Paulo, e de Jorge de Almeida, professor da USP.
(SÉRGIO RIZZO)

BERLIN ALEXANDERPLATZ (DVD)
Direção: Rainer W. Fassbinder
Distribuição: Versátil
Quanto: R$ 169 (em média)
Classificação: não indicado a menores de 18 anos



Texto Anterior: Crítica/"Berlin Alexanderplatz": Restaurada e na íntegra, obra-prima de Fassbinder chega a SP
Próximo Texto: Crítica/"Waltz with Bashir": Israelense faz animação como terapia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.