São Paulo, domingo, 25 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE

Na TV, negros são perfeitos ou caricatos

NINA LEMOS
COLUNISTA DA FOLHA

Em tempos de Barack Obama, nada mais natural que uma negra seja protagonista da novela das oito. A primeira-dama dos EUA é considerada hoje uma das mulheres mais elegantes do mundo. Foi capa até da poderosa "Vogue América". Michelle é "aceita" e suas roupas, copiadas mundo afora.
Normal ver Taís Araújo como a Helena da novela das oito. Afinal (e ainda bem) todos estão acostumados com a imagem do casal Obama, acompanhado pelas fofas Sasha e Malia. A "família real" americana parece perfeita. Assim como a protagonista de "Viver a Vida", uma moça bem-sucedida, boa pessoa, linda e aparentemente sem nenhuma falha de caráter.
O mesmo acontece com Rose, a moça batalhadora e companheira interpretada por Camila Pitanga em "Cama de Gato". Camila, vale lembrar, ainda é considerada "quase branca" por muitos telespectadores.
As personagens negras de novelas ou primam pela perfeição ou pela caricatura. A ótima Bebel, interpretada por Camila em "Paraíso Tropical", era prostituta.
E quase todos os negros que vemos na TV continuam sendo empregados ou coadjuvantes sem grandes histórias. Como diz uma amiga (negra), a única pessoa que tem família em novelas é o ator Milton Gonçalves, que costuma interpretar homens respeitáveis e com vidas "normais".
É positivo ver que a Helena de "Viver a Vida" tem uma família. Mas estranho perceber que sua irmã na trama vive um caso de amor com um bandido (negro).
O mesmo acontece com outra minoria: os gays. Nesse caso, eles são coadjuvantes, maquiadores, cenógrafos de escola de samba ou bookers (como o Osmar de "Viver a Vida").
No outro extremo, estão os gays bem-sucedidos, com relacionamentos maravilhosos e "aceitáveis". A TV, quem diria, também criou os gays com família margarina. Talvez um dia eles protagonizem uma novela. Mas será que isso só vai acontecer quando um homossexual for eleito presidente dos EUA?


Texto Anterior: "Virou moda ter elenco multirracial"
Próximo Texto: Coleção aborda museu em Viena
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.