São Paulo, sábado, 25 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Publifolha lança na próxima segunda-feira quatro novos títulos de coleção didática
Folha explica...

->A INTERNET ->A CERVEJA
->O GENOMA HUMANO
->2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO

DA REPORTAGEM LOCAL

O gole gelado de cerveja, a navegação na Internet, os 23 pares de cromossomos humanos e os 139 minutos do filme "2001: Uma Odisséia no Espaço". Esses são os universos abordados pela terceira fornada de livros da coleção Folha Explica, que está sendo lançada
Os quatro novos volumes, que chegam na segunda-feira a mais de 1.500 pontos-de-venda em todo o país, passam a integrar um conjunto de 12 títulos, que explicam de Nietzsche aos macacos, do malufismo à maconha.
Lançada no início de maio deste ano, a série já ultrapassou, no conjunto, a tiragem de 100 mil exemplares.
"O objetivo da coleção é que os livros sejam referência para quem quer obter com rapidez informação de qualidade", explica Ana Astiz, diretora da editora Publifolha.
Por rapidez, entenda-se livros sempre com um número entre 88 e 128 páginas; por qualidade, autores reconhecidos como especialistas nos assuntos abordados.
Os quatro novos volumes são exemplo disso. A jornalista Maria Ercilia, por exemplo, entrou na Internet quase simultaneamente à entrada da rede no país (veja abaixo como cada autor se relaciona desde o início com seu tema). Em seu livro, ela traz didaticamente o processo de formação da Web, aponta as idéias dos principais teóricos da Internet e mapeia seu desenvolvimento também no Brasil.
A relação dos temas com a realidade brasileira é, por sinal, um dos eixos da Folha Explica. "É como se cada livro fosse um verbete expandido de uma grande enciclopédia brasileira", conta Arthur Nestrovski, professor de literatura da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, articulista da Folha e editor da coleção.
Dessa forma, o "verbete" "O Projeto Genoma Humano", de Mônica Teixeira, acompanha a pesquisa realizada no Brasil do sequenciamento dos genes da bactéria Xylella fastidiosa, enquanto Josimar Melo mergulhou na paixão brasileiríssima pela cerveja.
Em comum, todos os livros têm ainda um comprometimento com o didatismo, o que inclui uma linguagem direta e o uso de apêndices com indicações de outras leituras, páginas na Internet e tabelas de números.
Em "2001: Uma Odisséia no Espaço", por exemplo, o jornalista Amir Labaki reproduz até uma espécie de ficha técnica completa do filme de Stanley Kubrick sobre o qual escreve. "Queremos retomar o velho papel do editor, o de indicar caminhos do conhecimento", explica Nestrovski.
Para Ana Astiz, é fundamental que essa sinalização não tome muito tempo do leitor. "A idéia é que em uma semana o leitor possa adquirir uma boa base de informações sobre o assunto. São livros que atualizam o especialista e introduzem o assunto ao leigo."
Nestrovski diz acreditar que a leitura de um volume da coleção possa ser feita em até duas horas. "Até o formato do livro (11 cm x 18 cm) é confortável", brinca. O editor salienta que essas "duas horas" é que fazem diferença atualmente. "Repertório de informações é determinante hoje tanto em empregabilidade quanto no vestibular."
Para que esses repertórios sejam os mais variados possíveis, a Folha Explica é dividida em 40 áreas de interesse, de administração a veterinária, de moda a engenharia. Cada um desses campos de conhecimento é sinalizado na capa (desenhada por Silvia Ribeiro) dos livros por uma combinação diferente de duas cores.
Desse modo, "O Projeto Genoma Humano" segue a mesma combinação de laranja e verde (veja ao lado) do título "Macacos", de Drauzio Varella, ambos no campo biologia.
Para o próximo ano, são esperadas outras várias repetições de cores das capas. Entre os cerca de 24 lançamentos previstos para 2001, estão, por exemplo, mais de um título na área de política (como "Folha Explica o PT" e "Folha Explica o PFL"), assim como em literatura e em economia.
É nesse ramo, aliás, que está um dos destaques das próximas levas de livros. Em março deve ser lançado "Folha Explica o Dólar", escrito pelo recém-escolhido secretário de Finanças de São Paulo, o economista João Sayad.


Livros: coleção Folha Explica Autores: diversos Editora: Publifolha Quanto: R$ 9,90 (cada um) Onde comprar: na página de Internet www.publifolha.com.br, pelo tel. 0800 14-0090, em livrarias, hipermercados e lojas de conveniência

Texto Anterior: Restauro de "Moisés" poderá ser visto na rede
Próximo Texto: Trechos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.