São Paulo, sexta-feira, 25 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CDS

MPB


Programa de Fernando Faro sai em DVD; cenas mesclam canções e depoimento

Com Gal e Tim Maia, "Ensaio" captura alguns bons momentos

LUIZ FERNANDO VIANNA
DA SUCURSAL DO RIO

É excelente que o programa "Ensaio", realizado por Fernando Faro na TV Cultura, esteja saindo em DVD. O problema é: será que existe um episódio tão bom quanto o de Elis Regina em 1973, o primeiro que a Trama já colocou no mercado?
Os de Gal Costa e Tim Maia não são. Duas razões podem ser palpitadas: já são programas dos anos 90, sem o calor estético-político do início da década de 70; e os dois, por temperamento, não se rasgam emocionalmente como Elis fez diante das câmeras.
Mas a comparação não lhes rouba o interesse. O de Gal, de 1994 (ano em que ela mostrou os seios no show dirigido por Gerald Thomas, fato não comentado no programa), é superior porque aproveita melhor o formato básico do "Ensaio": artistas contando suas vidas e, entre uma história e outra, interpretando canções em clima intimista -ela é acompanhada por Luiz Brasil (violão), Jaques Morelenbaum (violoncelo) e Marçalzinho (percussão).
Há depoimentos interessantes, como na hora em que Gal mostra que se engajou no tropicalismo não por uma profunda consciência estética, mas porque via ali a possibilidade de vencer sua timidez, sua submissão estilística a João Gilberto e encontrar um caminho para a carreira.
Cantando, Gal está em ótima forma: "Sua Estupidez", "Eu Vim da Bahia", "Coração Vagabundo" e "Canto Triste" são alguns dos grandes momentos. A participação de Tom Zé é muito pequena, infelizmente. Como acontece em muitos "Ensaios", na parte final as músicas se atropelam e os depoimentos rareiam.
O de Tim Maia, de 1992, tem um valor histórico por ser o primeiro DVD com o nome dele. Mas, por causa do tamanho da banda Vitória Régia, o show foi gravado separadamente da entrevista, o que não ajuda os dois.
Embora não haja novidade no repertório, é sempre bom ouvir Tim cantando "O Descobridor dos Sete Mares", "Você" e outros sucessos.
Os poucos depoimentos do programa são mais curiosos, em especial quando ele comenta sua estada nos EUA -incluindo suas várias prisões- e dá um conselho aos jovens que quiserem gravar um disco: "Pega um revólver 45, um doberman, chega na gravadora e pergunta: "Posso gravar?'".


Programa Ensaio
   
Artistas: Gal Costa e Tim Maia
Gravadora: Trama
Quanto: R$ 52 cada, em média


Texto Anterior: Nas lojas
Próximo Texto: Coleção Folha: "Idéia fixa" enfatiza sons de Berlioz
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.