São Paulo, quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mostra foca trabalho de Schendel com papel

DE SÃO PAULO

"Avesso do Avesso", mostra com cerca de cem obras de Mira Schendel (1919-1988), em cartaz no IAC, apresenta um eixo simples: trabalhos em papel.
"Ela usou muitos outros suportes, mas utilizou o papel de diversas formas", diz Cauê Alves, curador da exposição.
No entanto, se a questão formal do suporte permeia a mostra, Alves trabalha com outro conceito, que é a unidade da obra da artista, na qual interior e exterior são reversíveis, tema, aliás, de sua tese de doutoramento.
Ela é uma das artistas mais próximas da filosofia. Para a mostra e a tese, Alves pesquisou por mais de um ano os arquivos de Schendel, sob a guarda de sua filha.
A artista já costumava pendurar suas obras no espaço, sem deixar claro o que era frente ou verso. Na mostra do IAC, o curador chegou a montar um imenso cubo transparente, pendurando nele diversas obras, para reforçar, assim, a ideia da unidade da obra de Schendel.
Ganham destaque na mostra suas monotipias, trabalhos criados com uma técnica bastante particular: a artista espalhava tinta sobre um vidro, depois a cobria com talco e, só então, sobrepunha um papel a esse conjunto. Para a tinta penetrar no papel, era preciso, então, riscá-lo por seu verso. Com isso, os traços ganhavam uma certa indefinição. "Ela dizia que queria que seus desenhos fossem os rastros do avião no céu", diz o curador. Alves busca também apresentar obras coloridas. "A Mira é muito mais conhecida por seus trabalhos em preto e branco, acho importante revelar novos aspectos." (FC)

MIRA SCHENDEL - AVESSO DO AVESSO

ONDE Instituto de Arte Contemporânea (r. Maria Antônia, 242/258, tel. 0/xx/11/3255-2009)
QUANDO ter. a sex., das 10h às 21h, sáb. e dom., das 10h às 18h. Até 27/02
QUANDO entrada franca


Texto Anterior: Por carta, USP despeja museu de sua sede
Próximo Texto: Papéis revelam projeto inédito de Glauber
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.