São Paulo, quarta, 25 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONHEÇA OS CITADOS

Alan Sokal - professor de física na Universidade de Nova York (EUA). Em 1996, publicou junto com o belga Jean Bricmont o livro "Imposturas Intelectuais", em que expunha supostos erros na utilização de termos e conceitos científicos por vários pensadores contemporâneos -sobretudo dos pós-modernos franceses-, querendo mostrar a falta de rigor desses intelectuais. O livro surgiu após publicação de um artigo falso na revista norte-americana "Social Text", de crítica cultural. Nele, Sokal afirmava que a "ciência pós-moderna" aboliria o conceito de realidade objetiva e sustentaria intelectualmente o "projeto político progressista". Os editores da revista publicaram o artigo sem perceber que era uma paródia, fato depois revelado pelo próprio Sokal.
²
Pierre Bordieu - sociólogo francês, preocupado particularmente com a dominação entre os povos. Nascido em 1930, é membro do Collège de France e autor de 30 livros. Entre as suas obras mais importantes estão "Os Herdeiros", "A Miséria do Mundo" e "Sobre a Televisão".
²
Max Stirner - professor em um colégio em Berlim e, mais tarde, jornalista. Nascido em 1806, é considerado como um dos criadores da filosofia moderna. Na área da filosofia, defendeu os ideais libertários do anarquismo. Morreu em 1856.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.