São Paulo, Sábado, 25 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupos travam conflito na Justiça

da Reportagem Local

As relações entre o ex-dono da TV Manchete, o grupo Bloch, e o comprador, a TV Ômega, estão estremecidas desde outubro, quando o primeiro foi à Justiça contra o segundo. Nos últimos dias, os grupos publicaram em jornais comunicados em que se acusam mutuamente.
Quando mudou de mãos, em maio, a TV Manchete foi dividida em duas empresas: a TV Ômega -que ficou com as concessões e assumiu o compromisso de pagar os salários atrasados e as dívidas com o governo, num total de R$ 280 milhões- e a Hesed Participações -que ficou com o patrimônio da emissora e as dívidas com bancos e fornecedores, em torno de R$ 225 milhões.
Fabio Saboya, dono da Hesed, pretendia renegociar as dívidas, vender o patrimônio e ainda ter lucro no final da operação. Mas afirma que o grupo Bloch se recusou a transferir a empresa (TV Manchete) para ele, o que teria inviabilizado seu projeto.
Alfredo Bumachar, advogado de Pedro Jack Kapeller, ex-presidente da Manchete, diz que a Hesed apareceu na "última hora" e que foi uma imposição da Rede TV!. "Tivemos que aceitar o contrato", afirma.
Bumachar conta que os credores da TV Manchete até hoje vão cobrar suas dívidas do grupo Bloch, e não da Ômega.
"Nós constatamos então que eles (Rede TV!) não iriam pagar e que o grupo Bloch continuava com as mesmas dívidas", diz.
A pedido de Kapeller, a Justiça decidiu, provisoriamente, que a TV Ômega é sucessora de todas as dívidas da Manchete, inclusive da parte que ficou com a Hesed. Por causa disso, a Ômega deixou de pagar os salários atrasados dos funcionários.
Nesta semana, a Rede TV! publicou comunicado em jornais afirmando que o grupo Bloch vendeu o patrimônio da Manchete a "outro grupo empresarial" (Hesed) e que a ação de Kapeller é "infundada".
Kapeller respondeu dizendo que "a TV Ômega pretende confundir a Justiça e a opinião pública". (DC)


Texto Anterior: Televisão: Locadores acusam Rede TV! de calote
Próximo Texto: Dança: Walk Dance São Paulo oferece workshops no mês que vem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.