São Paulo, quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O rei e os caubóis

"O Discurso do Rei" e "Bravura Indômita" , que concorrem em 12 e dez categorias respectivamente, lideram a lista de candidatos ao Oscar 2011 ; oito indicações de "A Rede Social" e animação "O Mágico" foram consideradas as surpresas no anúncio

Lorey Sebastian/Divulgação
Os atores Hailee Steinfeld, Matt Damon e Jeff Bridges em cena de "Bravura Indômita"

FERNANDA EZABELLA
DE LOS ANGELES

E o rei imperou sozinho, ao menos nas indicações ao Oscar. A história sobre o príncipe gago que vira rei da Inglaterra em "O Discurso do Rei" vai concorrer em 12 categorias. Seu principal rival será um caubói beberrão do faroeste "Bravura Indômita", que disputa dez estatuetas.
Em terceiro lugar, cada um competindo por oito troféus, vieram a ação futurística "A Origem" e a saga da internet "A Rede Social", seguidos pelo drama sobre um boxeador "O Vencedor", com sete.
Todos os trabalhos fizeram a lista dos dez indicados a melhor filme, que inclui ainda uma animação, "Toy Story 3", e uma comédia, "Minhas Mães e meu Pai".
O anúncio foi feito ontem em Beverly Hills pelo presidente da Academia, Tom Sherak, e pela ganhadora do Oscar Mo'Nique . A cerimônia de entrega será em 27/2.
A lista causou certo espanto nos jornalistas reunidos para o evento, já que esperava-se uma melhor performance de "A Rede Social".
O filme sobre o Facebook foi considerado o melhor trabalho de 2010 por diversas associações de críticos. Já "O Discurso do Rei" ficou com o troféu da associação de produtores, que já acertou seis vezes nos últimos dez anos o vencedor do Oscar -como "Guerra ao Terror" em 2010.
Porém, é preciso cautela. No Globo de Ouro, por exemplo, o drama sobre a monarquia teve mais indicações, mas só um troféu.
"Número de indicações não é tão importante assim. "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" concorreu em menos categorias em 1978, mas amealhou mais prêmios", disse à Folha Pete Hammond, do site Deadline.com.
Entre as animações, outra surpresa: "Meu Malvado Favorito" ficou de fora, dando lugar a "O Mágico".
O britânico Colin Firth, que faz o rei George 6º, concorre pelo título de melhor ator com Jeff Bridges, que interpreta um caubói. A disputa repete a do ano passado e ganha mais um competidor, o espanhol Javier Bardem.
Na categoria melhor atriz, o destaque é para a novata: Jennifer Lawrence, de "Inverno da Alma". Ela disputa com Nicole Kidman (um Oscar na bagagem), Annette Bening (na quarta indicação), Natalie Portman (a favorita e indicada pela segunda vez) e Michelle Williams (na segunda indicação).


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Documentário: Brasileiro é um dos cinco finalistas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.