São Paulo, terça-feira, 26 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fringe abre espaço para produções estáveis e patrocinadas

VALMIR SANTOS
ENVIADO ESPECIAL A CURITIBA

Seara do teatro experimental, independente, ensimesmado e outras variações sobre o que se supõe margem e baixos custos, o Fringe, mostra paralela do 11º Festival de Teatro de Curitiba, também abre espaço para produções estáveis, vindas de temporadas e, às vezes, patrocinadas.
A premiada Armazém Cia. de Teatro, que surgiu em Londrina em 87, é radicada no Rio e já contracenou com Paulo Autran ("A Tempestade", 94), trouxe "Da Arte de Subir em Telhados", que estreou no Rio e tem patrocínio da Petrobras Distribuidora.
O espetáculo "Sebastião", da baSiraH Núcleo de Dança Contemporânea (Distrito Federal), é patrocinado pela BrasilTelecom, o que permitiu bancar, entre outras coisas, o transporte, por caminhões, da terra que compõe o cenário em um barracão.
Amparadas por público e crítica, há montagens de São Paulo que chegam ao Fringe à própria custa, com um apoio ou outro. Caso da Cia. Le Plat du Jour, de Alexandra Golik, Carla Candiotto e Ilana Kaplan, que trazem "As Filhas de Lear" e "Insônia".
Idem para "Risco de Vida", direção de Alberto Guzik para adaptação de seu romance homônimo; o monólogo "Futilidades Públicas", com Patrícia Gaspar e direção de Elias Andreato; "Esta Noite Ouvirei Chopin", de Sérgio Pires; "Nervos de Deus", com direção de Eugênia Theresa de Andrade; "Q.A.P. - Um Espetáculo Multimídia", com a Cia. de Repertório do TBC; e "Verdades, Canalhas", texto de Mário Viana e direção de Hugo Possolo.
Em Curitiba, companhias premiadas ou indicadas no ano passado ao Gralha Azul (Prêmio Governador do Estado do Paraná) também retornaram ao Fringe para tentar ganhar maior visibilidade.


O jornalista Valmir Santos viaja a convite da organização do 11º Festival de Teatro de Curitiba



Texto Anterior: Curitibanas
Próximo Texto: Sesc Belenzinho recebe monólogo francês
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.