São Paulo, sábado, 26 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roteiro do escritor vira filme neste ano

DE LONDRES

Literatura, música e futebol. Essas são, em ordem decrescente, as maiores paixões culturais de Nick Hornby. Mas o escritor britânico, que teve alguns de seus livros transformados em filmes, também gosta de cinema e acabou de concluir um roteiro escrito a quatro mãos com a atriz Emma Thompson.
O texto vira filme ainda neste ano e terá Thompson no papel principal: uma mulher que descobre algo que não lhe agrada sobre seu futuro e resolve tentar mudá-lo. Não é a primeira vez que Hornby escreve para a tela -já havia adaptado sua autobiografia "Febre de Bola".
Ele diz, no entanto, que escrever livros e roteiros são exercícios muito diferentes. As idéias para os livros, ressalta, geralmente, são maiores. Sobre o resultado dos seus outros livros que foram adaptados para o cinema ("Alta Fidelidade" e "Um Grande Garoto" foram estrelados, respectivamente, por John Cusack e Hugh Grant), Hornby garante que ficou satisfeito. Mas diz que "os melhores filmes começam como filmes".
Sobre música pop e futebol, o escritor acha que os dois perderam hoje um pouco do mistério, do tom de segredo que tinham quando ele era jovem: "Eu lamento um pouco a ubiqüidade da música pop hoje em dia. Você não pode ir a lugar nenhum sem ouvi-la".
Em relação ao futebol, o autor é mais crítico. Diz que não lhe agrada em nada "esse mundo criado pela Nike" e afirma que, dificilmente, a geração atual conseguirá desenvolver o envolvimento que a dele -torcedor do Arsenal- tinha com o esporte. (EF)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.