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COLEÇÃO FOLHA
CD se concentra no naipe de cordas da orquestra: o violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo
Volume traz Mozart, Grieg e Tchaikovski
IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Na semana que vem, a Coleção
Folha de Música Clássica se concentra em um naipe da orquestra.
As cordas da Royal Philharmonic
Orchestra mostram sua excelência técnica interpretando obras de
Mozart, Grieg e Tchaikovski.
Embora instrumentos como o
piano, o violão e a harpa também
utilizem cordas, quando se fala no
naipe de cordas de uma orquestra, normalmente está se fazendo
referência àquela família de instrumentos de quatro cordas, tocados com arco. Assim, do mais
agudo para o mais grave, os instrumentos do naipe de cordas são
o violino, a viola (instrumento de
arco que não deve ser confundido
com a viola caipira, de cordas tangidas), o violoncelo e o contrabaixo (que eventualmente pode ter
cinco cordas).
Para esta formação, Mozart escreveu sua "Pequena Serenata
Noturna" ("Eine Kleine Nachtmusik"). A melodia de seu primeiro movimento tem sido amplamente utilizada pela publicidade e talvez seja o tema mais conhecido do mestre do classicismo
vienense, cujo 250º aniversário é
celebrado em 2006.
Foi para celebrar uma efeméride, por sinal, que o norueguês Edvard Grieg (1843-1907) compôs
sua "Suíte Holberg", também para cordas. A idéia era celebrar o
bicentenário de nascimento de
Ludvig Holberg (1684-1754).
Em sua suíte, Grieg tenta recriar
o espírito satírico das criações de
Holberg, relendo, sob o prisma do
romantismo do século 19, a música francesa da época do escritor,
já que o ambiente intelectual dinamarquês daqueles tempos se
encontrava sob influência intelectual da pátria de Descartes. Vem
daí o fato de todos os movimentos
da suíte (prélude, sarabande, gavotte, air, rigaudon) terem títulos
no idioma de Voltaire.
Três anos mais velho do que
Grieg, o russo Piotr Ilitch Tchaikovski (1840-1893) escreveu sua
"Serenata para Cordas" para o
violoncelista Konstantin Albrecht. A obra obteve aprovação
imediata e se tornou uma das
mais executadas de seu autor.
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