São Paulo, segunda-feira, 26 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro dcastro@folhasp.com.br




TV paga estréia menos e reprisa 76% a mais

Os canais de filmes estão estreando menos e reprisando mais, muito mais. Entre dezembro de 2005 e fevereiro de 2006, os seis canais que mais fizeram estréias lançaram 24,16 longas-metragens por mês em média. Já entre dezembro de 2006 e fevereiro de 2007, esses mesmos canais (os Telecines Premium, Action, Cult e Emotion, a HBO e o Cinemax) estrearam apenas 13,86 títulos por mês, uma queda de 43%.
Por outro lado, os seis canais que mais reprisavam estréias entre dezembro de 2005 e fevereiro de 2006 (pela ordem, a HBO, o Cinemax e os Telecines Premium, Emotion, Cult e Action) tinham um índice de 2,65 repetições por mês. Agora, os campeões de reprises de lançamentos (na ordem: HBO Family, HBO Plus, HBO, Eurochannel, Canal Brasil e Telecine Premium) registraram em média 4,67 repetições por mês. Ou seja, as reprises aumentaram em 76% em um ano.
As médias foram calculadas pela Folha a partir de dados da PTS (Pay-TV Survey), que monitora a TV paga. O estudo não considera como estréia apenas filmes inéditos na TV paga, mas todo longa que passa pela primeira vez em cada canal.
Só os canais premium (Telecine Premium e HBO) mantiveram o índice de estréias, de mais de 20 filmes por mês. Já canais como o HBO Family, que justificam o alto preço da TV paga, exibem até sete vezes o mesmo longa em um mês.

PAIXÕES OUSADAS 1 O Ministério da Justiça instaurou um procedimento administrativo (PA) para acompanhar a novela "Paixões Proibidas", da Band, agora exibida às 17h30. A trama, antes imprópria para menores de 16 anos (22h) foi reclassificada para livre depois que a Band se comprometeu a tirar dela o conteúdo sexual e violento. O PA pode resultar em uma nova reclassificação (para o horário antigo)

PAIXÕES OUSADAS 2 O monitoramento feito pelo ministério, no entanto, contabilizou cenas de "lesão corporal", "consumo de drogas lícitas", "presença de armas de fogo e branca", "insinuações de sexo", "linguagem de conteúdo sexual" e "tortura". A Band afirma que irá "recorrer e, como sempre, obedecerá rigorosamente à lei".

MENOS MACHO O Ministério da Justiça também instaurou procedimento administrativo para o "Mucho Macho", de Marcos Mion, na MTV, por conter "gestos obscenos" e "cenas de sexo" (entre outras impropriedades), com o "agravante" de expor "mulheres e homossexuais a situações humilhantes". A MTV diz que o programa foi inadequadamente classificado como livre e que ela mesma já pediu sua reclassificação para as 22h, horário em que é exibido.

O CÉU É O LIMITE Os "reality shows" "O Aprendiz 4 - O Sócio" e "Mudando de Vida", ambos da Record, farão merchandising de três jatos executivos e de um helicóptero da Alliance Jet Táxi Aéreo, o mais novo empreendimento do bispo Edir Macedo _dono da emissora.

Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.