São Paulo, quarta-feira, 26 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

João Miguel Jr./TV Globo
GLOBO APOSTA EM DESCONHECIDOS Fábio Nassar e Marcelo Várzea, oriundos do teatro, gravam com Ingrid Guimarães "Casos e Acasos", novo programa da Globo, que aposta em desconhecidos

20% dos cariocas abandonam TV em 3 anos

A audiência da TV aberta no Rio de Janeiro despencou nos últimos anos. Quase 20% do total de televisores da Grande Rio foram desligados entre 2005 e 2008. O comportamento chamou a atenção da Globo, que, preocupada com a situação, pediu ao Ibope uma investigação sobre o que está ocorrendo.
Em 2005, o Rio registrava média diária de 44% de televisores ligados, dentro da média nacional. Em 2006, foram 42%. Em outubro de 2007, o percentual despencou para 37%. Em fevereiro, o índice atingiu 36%. O número de TVs ligadas caiu em todo o país, mas nada comparado com o Rio. A média nacional continua superior a 42%.
Com a queda, o Rio ultrapassou Belo Horizonte no "ranking" das capitais que menos vêem TV. Na capital mineira, a média em fevereiro foi de 38% de televisores ligados. Brasília, outra cidade tradicionalmente de maior resistência à TV, teve 41% de ligados no mês passado.
Fortaleza e Salvador, capitais praianas como o Rio, têm alto índice de televisores ligados: 46% e 45%, respectivamente. São Paulo teve 44%.
Especulam-se sobre três supostos motivos para a queda no Rio: elevado número de evangélicos, alta pirataria a cabo em áreas controladas pelo tráfico e dificuldade de medição pelo Ibope. Procurado, o Ibope não confirmou os dados, obtidos pela Folha em duas grandes redes, e se recusou a comentar o que está ocorrendo no Rio.

SACOLINHA 1 Um executivo da Record sinalizou à Globo que a TV de Edir Macedo poderá dividir com ela os direitos de transmissão das Olimpíadas de Londres. Seria uma forma de compensar eventual prejuízo com a aquisição dos Jogos de 2012 e de negociar a partilha do futebol.

SACOLINHA 2 Edu Zebini, diretor de esportes da Record, confirma que a emissora "colocará à disposição" de outros grupos os direitos de Londres-2012, mas apenas para TV paga e internet. "Não pretendemos colocar à disposição, por enquanto, [os direitos para] TV aberta", diz.

SOBE A segunda edição do bom "Custe o que Custar", da Band, deu 3,3 pontos no Ibope. Na estréia, marcou só 2,0.

COLIGAÇÃO A TV Brasil, TV pública federal, e a TV Cultura, TV pública de São Paulo, negociam parceria para co-produzirem o "Observatório da Imprensa". Isso significa que a Cultura poderá interferir no programa.

DEMOCRACIA O "Globo Repórter" fez uma enquete para definir o tema da edição do dia 4, que marca seu retorno ao ar. As opções eram saúde e qualidade de vida, relações familiares, trabalho, educação, vida após a morte e curas espirituais. Venceu a primeira. O programa mostrará que há 35 anos, quando estreou, 26% dos brasileiros estavam acima do peso. Hoje, são 51%.

DIPLOMA Na nova temporada de "A Grande Família", Lineu (Marco Nanini) será veterinário.


Texto Anterior: José Simão: Barata nocauteia Lucianta Gimenez!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.