São Paulo, sexta-feira, 26 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gagaísmo

Em entrevista à Folha, estilista de Lady Gaga decifra as razões do sucesso e do culto visual à nova deusa do pop

VIVIAN WHITEMAN
EDITORA INTERINA DE MODA

A cantora Lady Gaga é o grande ícone pop do momento. Seus singles e videoclipes não param de quebrar recordes de vendas e de popularidade na internet, graças à crescente multidão de fãs que seguem as peripécias da loira feito devotos. Tanto fervor deu origem a um termo que compara o culto à estrela americana a uma espécie de "religião": o gagaísmo.
Uma das chaves para entender o sucesso de Gaga está em seu guarda-roupas provocativo, selecionado a dedo pelo stylist Nicola Formichetti.
Responsável pelas roupas que a cantora usa nos shows, festas e outras aparições públicas, ele assina também o figurino do recém-lançado videoclipe de "Telephone", um curta-metragem musical apontado como o sucessor do lendário "Thriller", de Michael Jackson.
Os demais vídeos de Gaga, "Just Dance" , "Poker Face" e "Bad Romance", os dois últimos com copiadíssimos figurinos de Formichetti, bateram um novo recorde: juntos foram vistos por mais de 1 bilhão de pessoas na internet, feito inédito na história da música na web.
A Folha entrevistou Formichetti, que montou, pela primeira vez, a lista dos dez mandamentos do gagaísmo, com as principais regras de estilo e atitude que servem de base ao idolatrado visual de Lady Gaga, a deusa fashion das pistas.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Última Moda - Vivian Whiteman: As leis de Gaga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.