São Paulo, sexta-feira, 26 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/ "Como Treinar o seu Dragão"

Longa narra com humor a amizade entre garoto e dragão

Filme infantil diverte espectadores de todas as idades ao combinar imagens deslumbrantes com diálogos irônicos

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

"Como Treinar o seu Dragão", o novo desenho animado dos criadores de sucessos como "Shrek" e "Kung Fu Panda", é um raro exemplo de filme infantil que agrada a espectadores de todas as idades. O longa combina imagens deslumbrantes, ótimos efeitos em 3D e uma história instigante sobre o mundo dos vikings.
A trama gira em torno de Soluço, um menino fracote que vem a ser filho do chefe viking Stoico, o guerreiro mais temido e corajoso da Ilha de Berk. Ele é a vergonha da aldeia, uma alma sensível que não tem nenhum interesse em caçar dragões, o maior passatempo da população local.
Soluço é iniciado em aulas de combate aos dragões, mas sua única preocupação é estar perto de Astrid, que, no entanto, o despreza completamente.
Soluço acaba descobrindo um dragão fúria da noite, o mais perigoso de todos, caído junto a um rio, machucado. Em vez de combatê-lo, Soluço tenta ajudá-lo. Daí nasce uma grande amizade. Ele percebe que treinar dragões é bem mais eficiente do que matá-los e, em pouco tempo, está voando nas costas do "monstro".
"Como Treinar o Seu Dragão" tem cenas lindas. Os efeitos visuais em 3D são muito bem-feitos e ajudam a realçar os cenários lúdicos do filme. Os diálogos são divertidos e cheios de ironia, assim como os personagens. Destaque para Soluço, um herói que foge do estereótipo do valentão destemido.
Outro ponto positivo, e que não será descrito aqui para não estragar a surpresa, é uma bonita homenagem aos portadores de deficiência física, feita sem um pingo de condescendência e com muito bom gosto. Enfim, um filme bem acima da média e um divertimento altamente recomendado.


COMO TREINAR O SEU DRAGÃO

Diretor: Dean DeBlois e Chris Sanders
Produção: EUA, 2010
Onde: ABC Plaza Cinemark, Bristol e circuito
Classificação: Livre
Avaliação: bom




Texto Anterior: Crítica/"Tulpan": Drama mostra vida familiar nas estepes
Próximo Texto: Vanessa se firma como referência para nova geração
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.