São Paulo, quinta-feira, 26 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RBD x High School

Banda mexicana, que toca hoje em SP, e musical da Disney, com show em maio, atraem crianças e adolescentes

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

A "disputa" envolve dois dos principais conglomerados de mídia da América do Norte, mas isso é o que menos importa para os milhares de crianças e adolescentes brasileiros ansiosos pelas apresentações ao vivo do grupo mexicano RBD e do espetáculo norte-americano High School Musical.
Os fãs (normalmente entre cinco e 17 anos) não encaram os eventos apenas como dois shows que chegam ao Brasil. Apaixonados, querem mostrar para os pais, para os amigos e para quem mais estiver por perto que seu artista favorito é o maior, melhor, mais "legal".
Os números envolvidos são grandiosos. O RBD, que iniciaria sua segunda turnê brasileira ontem, em Porto Alegre, é responsável por 8,9 milhões de discos vendidos no mundo (2,4 milhões apenas no Brasil).
Já a trilha sonora do filme "High School Musical", que deu origem ao espetáculo musical que será encenado no estádio do Morumbi em 20 de maio, foi o CD mais vendido nos EUA em 2006: 3,7 milhões de cópias (no mundo, 5,8 milhões até hoje).
Pela internet, os fãs se juntam em sites, blogs, fóruns de discussão e em comunidades virtuais, exaltando qualidades tanto da banda mexicana quanto do filme/musical americano.
No Orkut, há comunidades como "Sou mais RBD do que HSM"; "HSM é muito melhor que RBD"; "HSM pensa que pode + que o RBD"; "No HSM, Yes RBD", e por aí vai. Um aglomerador dessa disputa foi o site Vagalume (http://vagalume. uol.com.br), que promoveu duas enquetes, apelidadas de "duelos", com o título "Qual é a melhor banda?". (Nas duas enquetes, o RBD ganhou, por pouca diferença -ao todo, foram mais de 285 mil votos.)
Mas por que essa polarização, por que essa rivalidade? "Cada um tem seis integrantes principais, cada um é uma sigla de três letras", elenca a Priscilla Santa Maria, 15, de Americana (interior de São Paulo). "Eles têm medo de o HSM ganhar mais fãs. Acham que o RBD vai ficar em situação inferior, que nem acontece com os times de futebol", diz Priscilla, "torcedora" do HSM.
"Aproveitaram a onda do RBD e fizeram o HSM para concorrer contra", rebate Iago Aguiar, 13, que vai sair de Governador Valadares com a mãe para assistir ao show do RBD em Brasília (no sábado).

Televisa x Disney
O RBD é o sexteto musical saído da novela "Rebelde", produzida pela rede mexicana Televisa e, até o final do ano passado, transmitida no Brasil pelo SBT. Com o término da novela, os seis personagens principais da trama sobrevivem com os discos e shows do RBD.
Além de Porto Alegre, a banda faz shows em São Paulo (hoje e amanhã, além de sessão extra às 15h de amanhã), em Brasília, no sábado, e em Meleiro (SC), no domingo. Os ingressos para os shows de São Paulo, no Via Funchal, já estão no fim.
A novela traz o cotidiano de um grupo de estudantes de um colégio particular mexicano.
Já o High School Musical é um espetáculo baseado em filme produzido pela Disney, para seu canal pago. O longa fez tanto sucesso que deu origem ao musical, que excursiona por estádios e ginásios dos EUA. A apresentação no Morumbi é a única em território brasileiro.
Exibido pela primeira vez na TV americana em janeiro de 2006, o filme "HSM" foi um dos maiores sucessos da Disney -teve audiência de mais de 7 milhões de espectadores.
Chegou a ser chamado de "Grease" dos anos 2000, devido à trama juvenil: o relacionamento de um jogador de basquete de colégio com uma aluna exemplar, que se inscrevem para um musical escolar.
No meio de tudo isso estão mães como Rozi de Carvalho, que gastou R$ 500 com ingressos do RBD para a filha Alana, 11. "Tudo bem gostar de RBD, mas que não vire fanática..."


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Ingressos para RDB em SP estão quase esgotados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.