São Paulo, Segunda-feira, 26 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Fãs pagam ingresso de cinema apenas para assistir ao trailer oficial, que também está disponível na Internet
Trailers falsos satirizam "Star Wars"

RENATO FRANZINI
de Nova York

A estratégia de divulgação do novo filme da série "Guerra nas Estrelas" teve um efeito colateral inesperado -e no mínimo engraçado: o surgimento de trailers satirizando o trailer oficial.
"Guerra nas Estrelas: Episódio 1 -A Ameaça Fantasma" só estréia nos EUA em 19 de maio. Mas, desde novembro do ano passado, um clipe com cenas da produção é exibido antes de certos filmes.
Fãs da série lotam as salas de cinema para ver o trailer, que dura dois minutos e meio, e muitos deles saem antes do início do filme pelo qual pagaram ingresso.
A versão final do trailer está disponível na Internet, no site oficial do filme, desde 12 de março. No Brasil, onde "Episódio 1" deve estrear em 24 de junho, o trailer foi exibido neste mês antes do filme "Como Enlouquecer seu Chefe".
Inspirados nas cenas desse trailer oficial, roteiristas amadores em todo o mundo estão elaborando seus próprios trailers e os colocando na Internet, assim como a versão oficial.
Existe de tudo. Desde versões caseiras em que o "cineasta" junta uns amigos fantasiados de Dart Vader e Luke Skywalker (principais vilão e mocinho da série de George Lucas, respectivamente) até animações bem acabadas com personagens do desenho "South Park" atuando no espaço.
O precursor de toda essa onda é um curta de dez minutos chamado "Troopers", feito em 1997, por menos de US$ 2.000, inspirado no lançamento da trilogia de "Guerra nas Estrelas", naquele ano.
"Troopers" é uma mistura de "Guerra nas Estrelas" com o seriado "Cops", na qual pessoas vestidas com capacetes espaciais agem como tiras numa cidade.
O curta, distribuído na Internet, virou uma febre tão grande que vídeos piratas dele estão à venda no país e uma continuação começou a ser feita em março.
Essa mistura de "Guerra nas Estrelas" com outras produções acabou se tornando padrão.
Em "Park Wars: The Little Menace", personagens do desenho "South Park" aparecem estilizados como personagens de "Guerra nas Estrelas". O personagem principal do desenho, Eric, por exemplo, vira Mestre Yoda.
O roteiro, que segue o do trailer oficial, foi elaborado por um australiano de 21 anos que mantém o site Countdown to Star Wars.
Lincoln Gasking, que mora em Melbourne, enviou e-mails procurando quem desenhasse os personagens. Ele juntou o que recebeu e, em três meses, finalizou em seu computador o desenho.
Também nessa linha, um fã do cineasta Kevin Smith ("Procura-se Amy") fez com uma câmera de vídeo caseira "Trooper Clerks".
O programador de computador Jeff Allen, de Atlanta (EUA), diz que gastou menos de US$ 1.000 para refazer o trailer de "Clerks" (que no Brasil saiu como "O Balconista") com personagens saídos da série de George Lucas.
Outra vertente de trailers é a feita exclusivamente por técnicos em animação gráfica. Nesse caso, são versões em desenho, feitas por computador, de cenas do filme.
Já existem vários sites que trocam desenhos para que cada um possa fazer seu próprio trailer.

Onde conseguir
O site que concentra várias informações sobre os trailers se chama The Mos Eisley Multiplex (http://members.aol.com/moseisleym/sw-main.html). Nele, é possível conseguir links para as principais produções que estão sendo feitas.
Outros sites importantes são www.starwars.com (o oficial), www.theforce.com/troopers ("Troopers"), www.surfthe.net/swma/pics/gallery.html (com imagens para animações).


Texto Anterior: Relâmpagos - João Gilberto Noll: O jovem médico
Próximo Texto: Lucas exige boas salas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.