São Paulo, quarta-feira, 26 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por Freyre, Flip-2010 amplia debate

Festa literária de Paraty, em agosto, terá comentador na palestra de abertura e mais mesas sobre homenageado

Antonio Tabucchi é confirmado no evento, que terá 34 convidados e vai celebrar o autor de "Casa Grande & Senzala"


DE SÃO PAULO

Fiel à exuberância de Gilberto Freyre (1900-1987) e ao potencial de polêmica das suas ideias, a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) terá um debate na conferência de abertura e mais mesas dedicadas a discutir a obra do homenageado.
No dia 4 de agosto, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, sociólogo como Freyre, faz a palestra inaugural, tendo como comentador o historiador e professor da Universidade de Paris 4 Luiz Felipe de Alencastro. Três outros debates completam o tributo ao pernambucano.
Nas últimas edições da festa, apenas um conferencista falou na abertura e duas mesas foram dedicadas diretamente ao homenageado.
A Flip-2010, de 4 a 8 de agosto, terá 34 convidados (um a mais que em 2009), 18 estrangeiros. A lista é passível de mudanças de última hora. A programação oficial vai ser divulgada amanhã.
Ontem foi confirmado mais um autor de relevância, o italiano Antonio Tabucchi, especialista em literatura portuguesa, que lançará em Paraty "O Tempo Envelhece Depressa", pela Cosac Naify.
Depois do debate entre FHC e Alencastro, a primeira das três discussões sobre Freyre, no dia 5, abordará a qualidade literária da sua produção.
Falarão o escritor Moacyr Scliar, o historiador da UFRJ Ricardo Benzaquen, o tradutor alemão Berthold Zilly e o bibliotecônomo e "gilbertófilo" Edson Nery da Fonseca.
Outra mesa analisará a obra à luz de temas contemporâneos. Reunirá o historiador britânico Peter Burke, o antropólogo Hermano Vianna e o sociólogo José de Souza Martins.
O encontro "Além da Casa Grande" debaterá obras menos conhecidas de Freyre: a socióloga Angela Alonso falará de "Ordem e Progresso", a historiadora Maria Lúcia Pallares-Burke -cocuradora da homenagem-, de "Ingleses no Brasil", e o diplomata e africanista Alberto da Costa e Silva, de "Nordeste".
A reportagem apurou ainda que o roqueiro americano Lou Reed, principal atração pop da Flip, não fará parte de uma mesa de debates. Sozinho, vai ler suas letras e trechos de obras de terceiros. (FABIO VICTOR)

Texto Anterior: Conexão Pop - Thiago Ney: Órfãos da Virada
Próximo Texto: Os convidados da festa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.