UOL


São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Centenário foi comemorado ontem

DA REDAÇÃO

O legado do escritor britânico George Orwell (1903-1950) vem sendo revisto neste centenário de seu nascimento, completado ontem. Entre as surpresas que afloraram, está a lista em que Orwell teria delatado personalidades simpatizantes ao comunismo.
Classifica-se como surpresa, pois suas obras, que se tornaram clássicos, sempre demonstraram um alinhamento com o pensamento anti-autoritário.
Além da participação contra as forças franquistas, na Guerra Civil Espanhola (1936), de onde surgiu seu "Lutando na Espanha", publicado em 1938, foi com livros como "1984" (1949) e "Revolução dos Bichos" (1945), que Orwell criou e implementou termos como "O Grande Irmão" ("big brother"), "duplipensar" ("doublethink") e "polícia do pensamento" ("thought police"). Além de "Guerra Fria", que marcou todo um século.
A utilização crítica e reveladora desses novos vocábulos pelo escritor logo tomaram os dicionários da língua inglesa. Hoje, tornaram-se verdadeiros conceitos presentes e fundamentais para a compreensão da política e do pensamento contemporâneos.


Texto Anterior: Literatura: George Orwell delatou 38 intelectuais
Próximo Texto: Revista: "Ácaro" espana pó das letras com número 2
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.