São Paulo, Sábado, 26 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MIDEM
Brasileiros receberão prêmios como melhor álbum pop e de samba ou pagode na 1ª edição, em novembro de 2000
Brasil terá 8 categorias no Grammy latino

do enviado a Miami

Os artistas brasileiros poderão concorrer em oito categorias exclusivas do Brasil na primeira edição do Grammy latino, que acontecerá em novembro de 2000, provavelmente em Miami, nos EUA.
A versão latina do Grammy Awards, a principal premiação da música no mundo, foi anunciada anteontem em Miami, durante o terceiro Midem Americas (feira da indústria fonográfica independente da América Latina), numa concorrida entrevista coletiva em que estiveram presentes estrelas como Glória Estefan (e seu marido, o produtor Emílio Estefan), Shakira, Jon Secada e Arturo Sandoval.
Na primeira edição do Grammy latino, que vem sendo articulado há sete anos, por Emilio e Gloria Estefan, entre outros, irão concorrer discos lançados entre janeiro deste ano e 30 de junho do ano que vem.
Ao mesmo tempo, o Grammy Awards, o tradicional, dirigido principalmente ao mercado de língua inglesa, não só continuará premiando artistas de línguas espanhola e portuguesa (que podem concorrer nas categorias música latina e world music), como também terá cinco novas categorias para músicos latinos, como salsa e merengue, por exemplo.
Até agora, a primeira edição do Grammy latino tem 39 categorias previstas.
As oito exclusivas do Brasil são: melhor álbum pop, melhor álbum de rock, melhor álbum de samba ou pagode, melhor álbum regional (para ritmos como axé music, por exemplo), melhor álbum de MPB, melhor álbum romântico, melhor música e melhor álbum (entre todos os de língua portuguesa).
Além dos prêmios principais (como melhor álbum do ano em toda a América Latina), haverá categorias para salsa, merengue, jazz latino, flamenco, tango, rock e pop latinos, música clássica e feitas para videoclipe.
(DANIEL CASTRO)


O jornalista Daniel Castro viaja a convite da Reed Midem Organisation.


Texto Anterior: Davis volta a ser cultuado
Próximo Texto: Cinema/Kubrick: Warner repreende crítico
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.