São Paulo, sexta-feira, 26 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRASES

"A arte é uma expressão individual de uma sensação geral. Não uma expressão individual de uma sensação individual, porque isso não tem pouso no alheio, não existe, não é humano. Mesmo que ninguém veja o meu filme, como diria Walter Benjamin, ele fica na memória de Deus"

"Ser reconhecido não é algo que dependa da sua vontade. A idéia de fazer filmes para o público pode ser a vontade de alguém, mas o conceito de público é falacioso, porque existem muitas camadas no conjunto social"

"O cinema é uma aventura, e não há fórmula para conquistar o público, nem na indústria nem fora dela. Não creio que você saiba o que faz nem saiba para quem faz. É acaso. Mas sei que aquilo que se convencionou chamar de cinema de público, pelo menos no Brasil, o público não quer"

"Optei pelo título "Filme de Amor" porque "Filme Pornográfico" tem uma sonoridade e um contraste muito barrocos. "Filme de Amor" são dois clichês tão conhecidos, quase transparentes, que por isso mesmo pode surpreender"
JULIO BRESSANE, cineasta



Texto Anterior: Amor embriagado
Próximo Texto: Cinema/Estréias - Retrospectiva: Mostra testem unha consci ência históri ca de Scola
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.